Foto: Miriam Girardot |
A rue de Rivoli não faz referência a cidade de Rivoli, em Turim, mas à Batalha de Rivoli contra a Áustria, vencida por Napoleão Bonaparte em 1797, na Rivoli Veronese.Então, por que não colocar o nome completo Rivoli Veronese???
Talvez para não relembrar certos detalhes da história.
No mesmo ano de 1797, os veroneses se revoltaram contra o exército francês e massacraram mais de 400 soldados franceses que se encontravam internados nos hospitais locais, assim como todos os franceses sem distinção de idade, de sexo...
Esse massacre ficou conhecido como a "Páscoa Veronesa".
Em represália, Napoleão invadiu o estado de Veneza, exigindo e obtendo o abandono da poder da aristocracia local, acabando com a República de Veneza e a cedendo para a Áustria, que ocupou Veneza até 1866.
A extensão da rua de Rivoli possui mais de 3km, que começa da rue de Sévigné até a Place de la Concorde, sendo a parte ocidental da rua (onde se encontram as arcadas da foto) começou a ser construída no 1° Império e concluída em 1855.
A rue de Rivoli é uma das principais ruas de Paris, com um comércio de grandes marcas e bons hotéis, principalmente na área das arcadas.
O Museu do Louvre e os jardins des Tuileries encontram-se nesta rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário