quinta-feira, 24 de junho de 2021

Rue de Rivoli em Paris

Foto: Miriam Girardot

A rue de Rivoli não faz referência a cidade de Rivoli, em Turim, mas à Batalha de Rivoli contra a Áustria, vencida por Napoleão Bonaparte em 1797, na Rivoli Veronese.

Então, por que não colocar o nome completo Rivoli Veronese???

Talvez para não relembrar certos detalhes da história. 

No mesmo ano de 1797, os veroneses se revoltaram contra o exército francês e massacraram mais de 400 soldados franceses que se encontravam internados nos hospitais locais, assim como todos os franceses sem distinção de idade, de sexo...
Esse massacre ficou conhecido como a "Páscoa Veronesa".

Em represália, Napoleão invadiu o estado de Veneza, exigindo e obtendo o abandono da poder da aristocracia local, acabando com a República de Veneza e a cedendo para a Áustria, que ocupou Veneza até 1866.

A extensão da rua de Rivoli possui mais de 3km, que começa da rue de Sévigné até a Place de la Concorde, sendo a parte ocidental da rua (onde se encontram as arcadas da foto) começou a ser construída no 1° Império e concluída em 1855.

A rue de Rivoli é uma das principais ruas de Paris, com um comércio de grandes marcas e bons hotéis, principalmente na área das arcadas.

O Museu do Louvre e os jardins des Tuileries encontram-se nesta rua.


Nenhum comentário:

O fim do ticket+ no transporte público em Paris

A partir de hoje, dia 14 de outubro, o carnet de tickets+ em papel não são mais vendidos em uma centena de estações de metrô. Uma das  razõ...