quarta-feira, 14 de julho de 2021

Square Louvois - antiga Opera

 

Foto: Miriam Girardot


No séc.XVII, havia dois hotéis particulares (palacetes urbanos) contíguos no terreno que hoje é Square Louvois.
Sendo que um deles pertencia à François Michel Le Tellier, conhecido como Marquês de Louvois, daí o nome do square.
Em 1795, o Estado comprou e transformou em Teatro Nacional, sendo o oitavo teatro de Paris, mas foi o primeiro que oferecia cadeiras para os espectadores.
O Teatro Nacional rebatizado Opéra construído por Marguerite Brunet, mais conhecida come Mademoiselle Montansier, com projeto do arquiteto Victor Louis.
Inaugurado em 15 de abril de 1794, onde acolheu uma troupe de cantores criado por ela.Foi aqui que Mozart compôs "A flauta encantada" e Gaspare Spontini "La Vestale".
Napoleão Bonaparte escapou por pouco de um atentado terrorista com uma máquina infernal criada por um engenheiro italiano, o 1° da história do mundo, na rue Saint-Nicaise quando se dirigia à Ópera para assistir a "Création" de Haydin, em 24 de dezembro de 1800.
Em 1820, o Duque de Berry, herdeiro do futuro rei francês Charles X, levou facadas de Louis Pierre Louvel, na frente da Ópera. Ele acabou morrendo, o que levou o fechamento e a demolição da Ópera.
Foi transformada em jardim em 1836 por Jean-Charles Adolphe Alphand, mais conhecido como o pai dos espaços verdes de Paris, que participou do embelezamento da cidade no projeto de Haussmann.
A fonte do arquiteto Louis Visconti, foi decorada por esculturas simbolizando os rios Sena, Loire, Saône e Garona foram obras de Jean-Baptiste-Jules Klagmann, erigida em 1844.

Foto: Miriam Girardot




Nenhum comentário:

O fim do ticket+ no transporte público em Paris

A partir de hoje, dia 14 de outubro, o carnet de tickets+ em papel não são mais vendidos em uma centena de estações de metrô. Uma das  razõ...