terça-feira, 15 de junho de 2021

Exposição NAPOLEÃO - 200 anos da morte de Napoleão

Foto: Miriam Girardot


Por mais admirado e polêmico, Napoleão Bonaparte é uma figura complexa cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas.

Joséphine, a primeira esposa de Napoleão I

Por ocasião do bicentenário de sua morte, o RMN - Grand Palais, La Villette e Re Re / Adonis estão oferecendo uma exposição espetacular, mostrando um verdadeiro retrato de um personagem fascinante que moldou a França atual. 

Porque conhecer Napoleão é entender o mundo em que vivemos. 

Marie-Louise, a segunda esposa de Napoleão  I
que lhe deu um herdeiro.

Da ascensão ao declínio da aventura imperial, a exposição retrata em nove seções esse período crucial, desde os momentos-chave da história da França até a vida íntima e romântica do imperador.


Napoleão I como um imperador romano.
Vestido com uma toga, uma coroa de louro,
um cetro na mão e o Código Napoleônico
na outra mão, e a águia símbolo do império. 

A participação particularmente generosa do Musée de l'Armée, do Musée national du château de Fontainebleau, do Musée du Louvre, do Musée national des châteaux de Malmaison e Bois-Préau, do Mobilier national, da Fondation Napoléon e da contribuição excepcional do museu National do Palácio de Versalhes e o Trianon reuniram mais de 150 peças originais, reunidas aqui pela primeira vez. 


A condessa polonesa Marie Walewska
conheceu Napoleão I em 1807, se tornaram
amantes e tiveram um filho

Obras-primas criadas durante o Império, objetos excepcionais que pertenceram a Napoleão e criações contemporâneas se sucedem em uma jornada cronológica e educacional. 

Esse retrato de Napoleão pintado por David
é o mais emblemático


Vastas reconstruções, assim como numerosos dispositivos digitais, oferecem aos visitantes uma verdadeira imersão no coração desses momentos decisivos da história da França. 


Uma seção da exposição, projetada com a Fundação para a Memória da Escravidão, é dedicada aos temas da política colonial de Napoleão e do restabelecimento da escravidão.


Exposição NAPOLÉON 

Local: La Villette

Data: 28 de maio ao 19 de dezembro 2021

Ingresso: 18€ com data e horário marcado e 23€ bilhete aberto






Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...