Foto: Miriam ATG |
Foto: Miriam ATG |
Inicialmente era um armazém ferroviário refrigerado de Paris-Ivry construído em 1921, que servia para estocar as mercadorias alimentícias transportadas pela SNCF (Sociedade Nacional de Caminho de Ferro), de 1919 a 1971, até que Les Halles de Paris (grande feira no centro de Paris) foi transferida ao Mercado de Rungis, ao lado do aeroporto de Orly, tornando-se um terreno industrial baldio.
Foto: Miriam ATG |
Vazia, ela foi alugada à pequenos industriais e nos anos 70, o lugar passou a atrair artistas, músicos e artesãos, pelo seu tamanho, ela qualidade da sua isolação térmica e acústica.
Ocuparam os andares transformando em ateliês, estúdios de música, estúdios de fotografia, de dança…
Art Street de Claude Foto: Miriam ATG |
Desde os primeiros ocupantes, artistas ou não, logo fizeram acordos para ocupação e pagamentos de aluguel.
Em 1985, tornou-se um lugar de alta atividade artística parisiense.
Foto: Miriam ATG |
Depois da mudança de proprietário, pois a SNCF vendeu o local para a Prefeitura de Paris em 2003, houve uma restruturação do bairro, e apesar da prefeitura querer transformar o local em centro de negócios, o "Frigo" manteve-se como uma referência entre os novos territórios da Arte Contemporânea.
Mais de uma centena de locatários trabalham no local, onde há 90 ateliês.
Quinze profissões diferentes exercem atividades que vão desde pequenas produções industriais indústrias à publicação, artesanato, artistas plásticos, micro-empresas e associações para assegurar o funcionamento das salas de teatro, dança e música.
Foto: Miriam ATG |
Este é a primeiro lugar na França que realizou, por mero acaso, um local profissional de "mistura vertical", que reúne as profissões mencionadas.
Autor desconhecido Foto: Miriam ATG |
O desejo de muitos dos inquilinos é um posicionamento em termos legais em local de "atividade produtiva", inserido oficialmente no programa de desenvolvimento Paris Rive Gauche, no 13eme. arrondissement.
Mas a Prefeitura de Paris pretende em breve aumentar o preço dos aluguéis, alinhando ao preço imobiliário atual do bairro que se modernizou, o que fará com que muitos serão obrigados a deixar o local.
São os efeitos da gentrificação (da palavra inglesa gentrification), que é um fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.
Tal valorização é seguida de um aumento de custos de bens e serviços, dificultando a permanência de antigos moradores de renda insuficiente para sua manutenção no local cuja realidade foi alterada.
Para se ter uma idéia do valor dos aluguéis, varia de 500 a 2.700 € (em 2010).
Art Street de Kevin Shadeek Foto: Miriam ATG |
O "Le Frigo" localiza-se no n° 19, rue des Frigos, no 13eme. arrond.
O local pode ser visitado, sendo possível conhecer alguns ateliês, dependendo da disponibilidade dos artistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário