segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Por que bebemos Champagne ?


Foto: Miriam T. Girardot 
O que alguns famosos disseram a respeito:

"Quando eu ganho, eu bebo champagne para celebrar... E quando perco, eu bebo para me consolar" - Napoleão  Bonaparte

"O champagne é o único vinho que aumenta a beleza da mulher" - Madame de Pompadour, amante do rei Louis XV

"Champagne, rei dos vinhos e o vinho dos reis" - Prince Orlofsky

O champanhe é geralmente servido no aperitivo ou na sobremesa, mas é o único vinho que pode ser servido desde o aperitivo até a sobremesa, em uma ocasião festiva.

• No aperitivo, o champanhe deve ser brut, de diversas variedades (cépages) e de uma certa idade. Se for para acompanhar entradinhas à base de frutos do mar ou de peixe, um champanhe branco (blanc des blancs). No verão, um champanhe semi-seco frutado e refrescante será bem apreciado.

• Entradas e pratos que você pode escolher um champanhe vintage (millésimé), de vários anos escolhidos pela sua qualidade, certamente será um vinho caro, mas de qualidade. O champanhe blanc de noirs, produzido unicamente de uvas Pinot Noir e (ou) Pinot Meunier, acompanha bem a carne vermelha, especialmente quando é servido com cogumelos. Se você servir um prato de peixe, ostras e foie gras, opte por um champanhe blanc de blancs, produzido exclusivamente com uvas brancas de uma das três variedades de uva de Champagne, o Chardonnay.

• Para a sobremesa: escolha um champanhe semi-seco ou um blanc de blancs, elaborado exclusivamente com a uva branca Chardonnay. Um champanhe rosé cai perfeitamente com frutas vermelhas, especialmente morangos.

Para os amadores, uma boa sugestão é visitar Reims, onde encontra-se a sede das grandes marcas de Champagne, como Veuve Clicquot, Pommery, Ruinart, Mumm, Taittinger... Um bate-e-volta de Paris à Reims, que fica há apenas 45 minutos de trem (TGV), saindo da estação "Gare de l'Est".
São 250km de caves de champagne e galerias subterrâneas do período galo-romano. Além da beleza da cidade com sua famosa Catedral de Notre Dame (Nossa Senhora) em estilo gótico, onde vários reis franceses foram coroados e o Palácio do Tau.
Centro Turistico de Reims clique aqui


Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...