Foto do site |
Seis dias antes da Páscoa judaica, Jesus retorna a Jerusalém.
Para oferecer uma entrada magistral na cidade, uma multidão forrou o solo de ramos verdes (folhas de palmeiras).
De acordo com os Evangelhos, os habitantes partiram ao seu encontro gritando "Hosana! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor."
Hoje, o simbolismo permaneceu e no "Domingo de Ramos e da Paixão", nome litúrgico do evento que abre a "Semana Santa" que antecede a Páscoa, os praticantes mantém os ramos nas mão antes da missa, celebrando assim, a entrada de Cristo.
Após a missa, os católicos levam os ramos (fornecidos pela igreja) para casa, para adornarem as cruzes em suas casas, seguindo a tradição.
Catedral Notre Dame de Paris
O grande evento de "Domingo de Ramos" que é o ápice do ano litúrgico e reúne dezenas de milhares de fiéis, será realizado na Catedral Notre Dame de Paris, neste dia 09 de abril 2017.
Tradicionalmente, as festividades começam no sábado, às 18h30, com o ritual da abertura das portas da catedral, a bênção dos ramos e a leitura da Paixão.
As diferentes missas de domingo às 8:30, 10:30, 12:30 e 18:30 repetem o mesmo ritual da benção dos ramos e a leitura da Paixão.
No domingo, as portas se abrem às 10:30 e às 18:30.
O ponto alto do dia é a palestra da Quaresma por André Vingt-Trois, cardeal-bispo de Paris às 16:30 (45 minutos).
Todas as igrejas em Paris realizarão a cerimônia de Domingo de Ramos, mas também na noite de sábado, no dia 08 de Abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário