sexta-feira, 31 de março de 2017

A 1a. projeção de um filme em Paris


Foto: Miriam ATG
O gostoso de Paris é flanar… Flanando acabamos descobrindo lugares históricos como no Boulevard des Capucines,  n° 14, perto da Opera Garnier.

Nesse local funcionou o "Salon Indien du Grand Café" e atualmente o Café Lumière do Hotel Scribe, onde foi exibida a primeira projeção cinematográfica pagante dos irmãos Lumière, em 28 de dezembro de 1895.

A sala foi alugada por Clément Maurice, amigo da família Lumière, onde 33 espectadores assistiram maravilhados a primeira sessão de cinema, pagando 1 franco (franco antigo da época).

Foto: Miriam ATG 
Na placa (acima da placa da Gap), está gravado que neste lugar aconteceram as primeiras projeções de "fotografias animadas" com a ajuda do "cinematographe", aparelho inventado pelos irmãos Lumière.

A imprensa, apesar de ter sido convidada, não deu importância à novidade, nem apareceu e nem noticiou. Mas de boca em boca, o público começou a aparecer e a polícia  foi obrigada à intervir para conter as milhares de pessoas que queriam entrar na sala.

Crédito do cartaz 

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...