| Foto: Miriam ATG | 
Inaugurado em 12 de abril de 1962 pelo General de Gaulle, quando era Presidente da República, o Memorial dos Mártires da Deportação  mostra alguns aspectos característicos de um campo de concentração: prisão, opressão, fuga impossível, desgaste de um longo calvário, a vontade de extermínio e degradação.
|  | 
| Foto: Miriam ATG d | 
Projetado pelo arquiteto Georges-Henri Pingusson, a grande cripta da forma hexagonal, mal iluminada, abre-se pela galeria coberta de bastões luminosos representando os deportados mortos nos campos, assim como as cinzas de um deportado desconhecido do acampamento Natzweiler-Struthof.
| Foto: Miriam ATG | 
De ambos os lados da cripta, duas pequenas galerias contêm terra originária de vários campos de concentração e cinzas dos crematórios, dentro de urnas triangulares.
|  | 
| Foto: Miriam ATG | 
Ao redor,  inscrito em letras vermelhas, os nomes dos campos e trechos de poemas de Robert Desnos, Louis Aragon, Paul Eluard, Jean-Paul Sartre e Antoine de Saint-Exupéry.
| Foto: Miriam ATG | 
Anualmente, no  último domingo de abril, o Memorial comemora o Dia da Memória dos mártires e os heróis da deportação.
| Foto: Miriam ATG | 
Memorial dos Mártires da Déportation  
Square de Ile de France - fica bem atras da Catedral Notre Dame de Paris - esse jardim é agradável.
| Foto: Miriam ATG | 
Horário de funcionamento:
Aberto de 3a.feira a domingo
Do dia 1° outubro ao 31 de março: 10h00 às  17h00
Do dia 1° abril ao 30 de setembro: 10h00 às 19h00
Tempo de visita: 30 minutos
Visita gratuita
| Foto: Miriam ATG | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário