quarta-feira, 29 de junho de 2016

Le Tour de France nas lentes de Sebastião Salgado em Paris

Foto do site da Galeria Polka 
Desde o início de sua carreira como fotógrafo, Sebastião Salgado sempre viajou pelo mundo para documentar os homens, seu trabalho e o planeta Terra. 
Em 1985, ele aceitou o pedido de uma matéria do jornal "Libération",  embora já houvesse começado a série "The Hand of Man - A mão do homem"".
Foi contratado pelo jornal para cobrir o Tour de France, ao lado dos ciclistas, assim como dos espectadores. 
Nesta série incomum, o fotógrafo não poderia negligenciar sua obsessão pelo homem e seu ambiente. "Eu já amava a França e após acompanhar o Tour de France, passei a amar ainda mais, " diz Sebastião Salgado. 
Foi assim que a parir de 04 ao 27 de julho 1986, o fotógrafo brasileiro seguiu cada etapa da competição, parando em cada vilarejo. 
Acompanhado pelos jornalistas Pierre Briançon, Gilles Millet e Jean Hatzfeld,que se surpreenderam com a sinceridade de olhar fotográfico de Salgado. 
Foto do site da Galeria Polka 
As imagens de Salgado retratavam a França e seu povo. "Eu descobri um país dezesseis vezes menor do que o meu e talvez dezesseis vezes mais diversificado". 
Às vezes Salgado partia bem antes da corrida começar para "ver" as pessoas. Ele se familiarizava com a França, escutava os seus sotaques locais, fotografava os rostos dos locais, tornando-se mais interessado na "França da beira de estrada" que dos campeões do campeonato.
Foto do site da Galeria Polka 
Serão apresentadas 18 fotografias na Galeria Polka, do dia 02 ao 30 de julho 2016  
12, rue Saint Gilles, no 3eme. arrond.
De 3a.feira à sábado das 11h00 às 19h30
Entrada gratuita 

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...