Foto do site da Galeria Polka |
Desde o início de sua carreira como fotógrafo, Sebastião Salgado sempre viajou pelo mundo para documentar os homens, seu trabalho e o planeta Terra.
Em 1985, ele aceitou o pedido de uma matéria do jornal "Libération", embora já houvesse começado a série "The Hand of Man - A mão do homem"".
Foi contratado pelo jornal para cobrir o Tour de France, ao lado dos ciclistas, assim como dos espectadores.
Nesta série incomum, o fotógrafo não poderia negligenciar sua obsessão pelo homem e seu ambiente. "Eu já amava a França e após acompanhar o Tour de France, passei a amar ainda mais, " diz Sebastião Salgado.
Foi assim que a parir de 04 ao 27 de julho 1986, o fotógrafo brasileiro seguiu cada etapa da competição, parando em cada vilarejo.
Acompanhado pelos jornalistas Pierre Briançon, Gilles Millet e Jean Hatzfeld,que se surpreenderam com a sinceridade de olhar fotográfico de Salgado.
Foto do site da Galeria Polka |
As imagens de Salgado retratavam a França e seu povo. "Eu descobri um país dezesseis vezes menor do que o meu e talvez dezesseis vezes mais diversificado".
Às vezes Salgado partia bem antes da corrida começar para "ver" as pessoas. Ele se familiarizava com a França, escutava os seus sotaques locais, fotografava os rostos dos locais, tornando-se mais interessado na "França da beira de estrada" que dos campeões do campeonato.
Foto do site da Galeria Polka |
Serão apresentadas 18 fotografias na Galeria Polka, do dia 02 ao 30 de julho 2016
12, rue Saint Gilles, no 3eme. arrond.
De 3a.feira à sábado das 11h00 às 19h30
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário