domingo, 1 de março de 2015

Feira Internacional da Agricultura em Paris

 Foto: Miriam ATG 
Desde pequena, tinha o hábito de ir à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, em abril de cada ano, que é um grande evento na região. 
Se eu já gostava o de Londrina, a Feira Internacional da Agricultura de Paris, é o máximo também !
Essa feira começou no dia 21 de março e termina amanhã, 1° de março, no Centro de Convenções Porte de Versailles. 
No ano passado mais de 700 mil pessoas visitaram a feira. 
O Concurso Geral Agricola foi criado em março de 1870, no Palácio da Indústria, na Champs Elysées. Quando reuniram no centro de Paris, animais para abate, aves e produtos lácteos, produtos agrícolas e máquinas agrícolas. Rapidamente, os animais reprodutores foram introduzidos no Concurso Geral Agrícola (CGA) em 1876, que lançou a seleção de raças francesas.
Enquanto isso, o concurso de produtos seguia seu desenvolvimento: o evento se expande, a fim de fornecer um quadro mais completo da agricultura nacional e tornou-se a partir de 1909, a "Semana da Agricultura em Paris".
O Concurso Geral Agricola (CGA), que representa a riqueza e a qualidade do patrimônio francês, selecionando e premiando os melhores produtos e vinhos (du terroir) francês e os melhores animais reprodutores. 
Organizado sob controle estatal e seguindo um processo rigoroso de pré-seleções e seleções, o CGA é reconhecido pela sua imparcialidade e o valor de seus resultados. A Feira Internacional da Agricultura tornou-se o maior evento agrícola francês,  é uma vitrine exemplar da agricultura, no sentido mais amplo, que representa as organizações de produtores, e continua a ser mais do que nunca, o principal evento de genética e melhoramento. 
Maça orgânica da variedade Juliet e seus derivados - Foto: Miriam ATGl
Grandes redes de varejo e empresas de transformação, cada vez mais envolvidos na política de rastreamento frente aos consumidores, juntaram-se ao evento em 1996. 

A Feira Internacional da Agricultura  de Paris tem 1050 expositores e 3850 animais, oferecendo muitos entretenimentos diários e uma atmosfera festiva, que sempre surpreende pela sua variedade de animais, a diversidade e riqueza das exposições.
Aprendendo a arremessar o moulinete - Foto: Miriam ATG
Sem falar que há uma estrutura excelente para as crianças com ateliês,  jogos, filmes, degustações, brindes, etc.
 50 mil empregos no setor de sementes e 450 mil empregos no setor de frutas e legumes - Foto: Miriam ATG 
E se a França oferece um evento desse porte é porque continua a ser a primeira potência agrícola da Europa. 
Um dos primeiros produtores mundiais de cereais, açúcar (de beterraba), produtos lácteos e carne bovina.  
Sem esquecer de dizer que é o primeiro produtor mundial de vinho.
A França é o 1° exportador mundial de sementes com uma balança comercial positiva de 736 milhões de euros -     Foto: Miriam ATG 




Nenhum comentário:

Exposição NAPOLEÃO - 200 anos da morte de Napoleão

Foto: Miriam Girardot Por mais admirado e polêmico, Napoleão Bonaparte é uma figura complexa cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vit...