Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


domingo, 19 de junho de 2016

Memorial dos Mártires da Deportação em Paris

Foto: Miriam ATG 
Inaugurado em 12 de abril de 1962 pelo General de Gaulle, quando era Presidente da República, o Memorial dos Mártires da Deportação  mostra alguns aspectos característicos de um campo de concentração: prisão, opressão, fuga impossível, desgaste de um longo calvário, a vontade de extermínio e degradação.

Foto: Miriam ATG d
Projetado pelo arquiteto Georges-Henri Pingusson, a grande cripta da forma hexagonal, mal iluminada, abre-se pela galeria coberta de bastões luminosos representando os deportados mortos nos campos, assim como as cinzas de um deportado desconhecido do acampamento Natzweiler-Struthof.

Foto: Miriam ATG 
De ambos os lados da cripta, duas pequenas galerias contêm terra originária de vários campos de concentração e cinzas dos crematórios, dentro de urnas triangulares.

Foto: Miriam ATG
Ao redor,  inscrito em letras vermelhas, os nomes dos campos e trechos de poemas de Robert Desnos, Louis Aragon, Paul Eluard, Jean-Paul Sartre e Antoine de Saint-Exupéry.

Foto: Miriam ATG 
Anualmente, no  último domingo de abril, o Memorial comemora o Dia da Memória dos mártires e os heróis da deportação.
Foto: Miriam ATG 
Memorial dos Mártires da Déportation  
Square de Ile de France - fica bem atras da Catedral Notre Dame de Paris - esse jardim é agradável.

Foto: Miriam ATG
Horário de funcionamento:
Aberto de 3a.feira a domingo
Do dia 1° outubro ao 31 de março: 10h00 às  17h00
Do dia 1° abril ao 30 de setembro: 10h00 às 19h00

Tempo de visita: 30 minutos
Visita gratuita

Foto: Miriam ATG 

Nenhum comentário: