quinta-feira, 16 de junho de 2016

Coluna Médicis em Paris

Foto: Miriam ATG 
A Coluna Médicis em forma dórica, construída em 1574, é atribuída ao arquiteto Jean Bullant, por ordem da rainha italiana Catarina de Médicis, esposa do rei francês Henry II.
Foi construído no antigo pátio do palacete da rainha,  que foi demolido no século, restando apenas a coluna. 
A primeira coluna isolada construída em Paris, possui  31 metros de altura, 3 metros de largura, e contém uma escadaria interna de 147 degraus que levam a uma plataforma encimada por uma estrutura de metal. 
A função da coluna nunca foi estabelecida com precisão, embora muitos autores acreditam que é a coluna era a prova do gosto da rainha pela astrologia: seria na verdade serviu como ponto de observação de céu em Como Ruggieri astrólogo para a rainha.
Apesar das muitas transformações arquitetônicas do bairro e ameaçada de destruição muitas vezes, a coluna foi poupada e em 1862 foi tombada monumento histórico.
Foto: Miriam ATG
No lugar do palacete da rainha demolido, foi construido em 1760, o Halles aux Blés - onde era comercializado o trigo, um prédio arredondado. 
Em 1889, o local é transformado na Bolsa do Comércio.
Mais tarde, em 1949, passou a ser a Câmara de Comércio e atualmente Câmara do Comércio e da indústria de Paris.
Localiza-se nos jardins de Les Halles.



Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...