Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Aux Merveilles de Fred em Paris

Foto: Miriam ATG 
Passando na Place d'Aligre, vi na esquina, no n° 12, que a pâtisserie "Aux Merveilles de Fred", especializada em merengues, foi aberta há apenas duas semanas.

Foto: Miriam ATG 
Essa pâtisserie oferece seis tipos de merengues (ou suspiro, como desejarem), que com a exceção do L'Incroyable que leva spéculos (biscoito), os outros não possuem glúten, mas podem conter traços de glúten.


Criações de Frederick Vaucamps, um pâtisser de 53 anos, dotado de um caráter forte, ele gosta de lembrar que sua experiência é forjada com golpes de experiências: golpes de sorte, fracassos, sucessos e tentativas.

Foto: Miriam ATG
Em 1982, Frédéric e o irmão, abriram juntos uma pâtisserie, mas talvez por serem jovens e sem experiência empresarial no ramo, fracassaram.

Foto: Miriam ATG 
Escaldado por essa má experiência, ele continuou a sua atividade com três objetivos principais:  a busca pelo prazer, da criatividade e da exigência.

Foto: Miriam ATG 
Desde 1985, ele recriou a receita do "Merveilleux" (merengue ou suspiro) para dar mais leveza à receita e também criar diversos sabores.


Assim como criou a sua própria receita de brioche: o "Cramique": em açúcar, chocolate e uva passa, que são igualmente deliciosos.

Cramiques - foto: Miriam ATG 
O sucesso foi absoluto !
Aux Merveilles de Fred está presente em várias cidades: Londres, Bruxelas, Bruges, Knokke, Genebra, Nova York, Genebra, além de sete cidades francesas. 
Em Paris também há sete endereços:
- 7, rue de Tocqueville, no 17eme. arrond.
- 129 bis, rue Saint-Charles, no 15eme. arrond.
- 29, rue de l4Annonciation, no 16eme. arrond.
- 94, rue Saint-Dominique, no 7eme. arrond.
- 2, rue Monge, no 5eme. arrond.
- 24, rue du Pont Louis Philippe, no 4eme.arrond.
- 12, place d'Aligre, no 12eme. arrond.

Foto: Miriam ATG
Funciona de 3a.feira à sábados das 9h00 às 20h00
Aos domingos das 9h00 às 19h00

Foto: Miriam ATG
Também vendem merengues em forma de bolo de: 4, 6 e 8 partes.
Foto: Miriam ATG 
Os merengues e os brioches são feitos na própria pâtisserie, onde encontra-se um grande forno e podemos ver como são preparados.

Foto: Miriam ATG 
E uma coisa que apreciei bastante é o fato de não manipularem os alimentos e o dinheiro, como é muito comum na França.
O próprio cliente coloca o dinheiro na maquina à direita e o troco sai na maquina do lado esquerdo.
Maquina automatica para receber e dar troco
Foto: Miriam ATG 







Nenhum comentário: