Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


sábado, 2 de novembro de 2013

Vontade de aproveitar o domingo para fazer compras em Paris ?

Foto: Miriam T. Girardot 

O comércio em geral não funciona aos domingos, mas a prefeitura local autoriza o funcionamento do comércio apenas nos bairros mais turísticos, como:

Avenida de Champs Elysées:
As lojas ficam abertas aos domingos, mas o horário de funcionamento das lojas são diferentes de uma a outra. Por exemplo, a Louis Vuitton funciona das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00. A Zara das 11:00 às 19:00. A Disney Store das 10:00 às 23:00. A FNAC do meio-dia à meia-noite.
Metrô: linha 1

- Marais: 
As lojas da rue des Archives, rue des Francs Bourgeois, rue Vieille du Temple, assim como outras do bairro, funcionam aos domingos à partir do meio-dia. Lojas das marcas: Mac, L'Occitane, Campers, Lacoste…
Metrô linha 1 - estação: St-Paul
- Village St-Paul: http://www.village-saint-paul.com
Encontram-se 70 lojas ditas independentes : de decoração, moda, galerias de arte, antiquários, dois restaurantes e um salão de chá.
Metrô: linha 1 - estação: St-Paul ou  linha 7 estação: Sully Morland                        
- Carrousel du Louvre: http://www.carrouseldulouvre.com
Na galeria comercial do Museu do Louvre, você encontra  lojas da Apple Store, Sephora, L'Occitane, Fragonard,  Nature & Découvertes, Pylones, Agatha, Swarovski, Swatch, Louis Pion, Lancel, totalizando 35 lojas. Aberta todos os dias das 10:00 às 20:00.E para comer, no nivel 1 da galeria, há vários restaurantes e cafés. Aberto das 11:00 às 20:00.
Metrô linha 1 - estação: Palais Royal/Musée du Louvre
- Montmartre:
Após uma visita aos pitoresco bairro de Montmartre, por que não aproveitar e fazer compras ? 
Uma das lojas abertas aos domingos: Sandro, Maje, Pylones, Comptoir des Cotoniers, Kokkaï, By Flowers Vintage, Loft Design By… nas ruas Abbesses,  Lepic, Martyrs…
Metrô: linha 12 - estação: Abbesses
- Canal St-Martin: 
Aos domingos os Quai de Valmy  e Quai de Jemmapes são fechados à circulação de veículos. Entre as ruas de Lancry e de Écluses St-Martin, à partir das 14 horas, todas as lojas dessas ruas e dos arredores são abertas.
Metrôs: linha 1 - estação: Colonel Fabien / linha 11 - estação: Goncourt / linha 5 - estação: Jacques Bonsergent

- Centre Commercial Les Quatre Temps:  http://www.les4temps.com
Um dos maiores shopping center, o "Les Quatre Temps" oferece mais de 250 lojas, além de cinema, cafés, restaurantes, um supermercado e um hipermercado.
Aberto aos domingos das 11:00 às 19:00
Para chegar no shopping center, pode-se utlizar o Metrô linha 1 ou o RER A,  descendo na estação: Grande Arche de la Défense.
Apenas prestem atenção no ticket à utilizar. Para pegar o metrô, você utiliza o bilhete de metrô da Zona 1 a 2, que é mais barato. Enquanto que se pegar o trem RER que é mais rápido, porém mais caro, deve utilizar o  bilhete de metrô que cobre a Zona 1 a 3.

- Centre Commercial Aéroville: http://www.aeroville.com
Esse é o mais novo shopping center com 84.000m2 inaugurado em outubro. Com mais de 200 lojas como Forever 21, Desigual, Zara, Mango...
A praça de alimentação possui uma área de 1.800m2 com 17 restaurantes que funcionam até meia-noite. O complexo Europacorp, um cinema de última geração. O hipermercado Auchan com 8.000m2. O shopping center Aéroville ainda oferece serviços de guarda-volume (consigne), reembolso da VTA (détaxe),  etc.
Sua localização é próxima ao Aeroporto Charles de Gaulle. Funciona aos domingos das 10:00 às 20:00.
De Tram RER B descer na estação Parc des Expositions e pegar um dos seguintes ônibus: 39, 349, 350, T-Bus descer no ponto Marguilliers.
Para quem esta hospedado num dos hotéis do Aeroporto Charles de Gaulle há um serviço de ônibus (navette) saida/partida: Millenium, Office de Tourisme-Orangerie, Parkinn, Hyatt Regency, Village Accor. Para ver os horários dos ônibus clique aqui

- Marché aux Puces St-Ouen:
O Mercado das Pulgas de St-Ouen é o maior de Paris. Inclui uma área de 7 hectares, existindo 14 mercados (cobertos ou descobertos) especializados em antiguidades, móveis, roupas vintage, etc…
Funciona aos domingos das 10:00 às 18:00.
Metrô: linhas 13 - estação : Garibaldi ou linha 4 - estação: Port de Clignancourt
- Decathlon d'Aquaboulevard - é para quem procura material esportivo, é  aberto das 9:30 às 20:00.
Endereço: 4/6, rue Louis Armand - 75015.
Metrô:  linha 8 - estação: Balard ou Tramway T3 saída (sortie) Balard T2 sortie: Suzanne Lenglen

Nenhum comentário: