quinta-feira, 10 de março de 2022

Os 150 anos do escritor francês Marcel Proust

Fotos: Miriam Girardot

O escritor romântico francês Marcel Proust (1871- 1922), autor do "À la recherche du temps perdu - À procura do tempo perdido", um livro que é como um teatro social onde se misturam reflexões sentimentais e memória afetiva fora de qualquer movimento literário. 

É nesta obra que foi tirada a expressão "madeleine de Proust" que pode ser qualquer fenômeno que desencadeia uma expressão de reminiscência. No livro, o odor da madeleine (um bolinho em forma de concha) levava o autor à sua infância.

Marcel Proust foi também um dos primeiros grandes romancistas europeus a tratar do tema da homossexualidade em suas obras. Descreveu os salões parisienses, com um certo toque de ironia, retratando o seu tempo, muitas vezes inspirados em personagens reais.

Ele morou no prédio no Boulevard Haussmann n°102, de 1907 a 1919, quando o prédio foi comprado pelo banqueiro Varin-Bernier.
Como Proust estava com o aluguel atrasado, foi expulso pelo novo proprietário.
O prédio foi vendido à outro banco francês, o CIC, que desde 2004, fechou o acesso ao público do quarto, onde Proust escreveu noite e dia, o seu livro mais famoso. 

Durante cerca de 15 anos, todas as quintas-feiras à tarde, os curiosos podiam visitar o quarto que Proust colocou placas de cortiço para isolar o barulho que vinha da rua.

O Banco CIC justificou o fechamento por razões de segurança, e o quarto de Proust foi transformado em sala do conselho administrativo.

Até um filme inglês "102, Boulevard Haussmann" de 1991, trata do período em que Marcel Proust morou neste endereço.

Os objetos do quarto do escritor francês encontra-se no Museu Carnavalet, que atualmente apresenta uma exposição temporária sobre Marcel Proust, para comemorar os 150 anos do nascimento do escritor.

A exposição começou em 16/12/2021 e termina em 10/04/2022.


Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...