Por ocasião do centenário da morte de Edgar Degas (1834-1917), o Museu d'Orsay com uma exposição cujo tópico é o trabalho desconhecido do escritor, poeta e pensador Paul Valéry (1871- 1945).
A amizade de mais de vinte anos de Degas e Valéry, de fato, deu origem a um texto publicado pela editora Vollard em 1937, Degas Danse Dessin - Degas Dança Desenhos. Ao mesmo tempo íntimo e universal, oferece uma evocação poética e fragmentária da personalidade do pintor e da sua arte, e como meditação sobre a criação.
Na exposição, documentos figurativos e documentos de arquivo mostram esses homens e sua sociabilidade. Os numerosos desenhos do pintor e dos famosos cadernos do poeta mostram a importância dessas produções que foram para um e para o outro, o cadinho de suas artes.
Os principais temas explorados nessa exposição são evocados pela combinação de trechos do texto de Valéry com obras gráficas, pinturas e esculturas de Degas.
Este eco entre texto e imagens nos convida a apreender a prática de desenho do artista, depois seu apego ao mundo da dança e equitação, que Valéry liga para a mesma pesquisa da linha e do movimento.
Exposição Degas Danse Dessin - Hommage à Edgar Degas avec Paul Valéry
Local: Museu d'Orsay
Datas: 28 de novembro 2017 ao 25 de fevereiro 2018
Ingresso: 12 €
Nenhum comentário:
Postar um comentário