quinta-feira, 6 de julho de 2017

Cidra ou Sidra ?

Foto: Miriam ATG
Aqui na França, escreve-se "cidre", bebida que contém 2 a 8% de álcool obtido à base da fermentação do suco de maçã.

Me lembro que no Brasil, quando eu era criança, ouvia dizer que a sidra era o champagne do pobre.

Aqui na França, a sidra é tradicionalmente consumida quando se come crepes.
Mas também para acompanhar o peixe, desde que seja seco e acidulado (brut).
Uma sidra mais adocicada (doux) para comer uma torta de maçã.
Ou simplesmente, beber a sidra como um aperitivo.

Foto: Miriam ATG 
Bebida conhecida desde a Antiguidade, os egípcios e gregos apreciavam seus poderes refrescantes e principalmente curativos. 

Na Idade Média (século XII), graças aos monges que cultivavam macieiras em seus mosteiros,  o cultivo de maçãs se espalhou na Normandia. 

A introdução de algumas variedades de maçã trazidas da Espanha para a França, por Charles o Malvado, no século XIV, permitiu produzir uma sidra de melhor qualidade, embora nesta época, o vinho era a bebida favorita dos senhores e a cerveja era a bebida do povo.

Algumas décadas mais tarde, Charles IX decidiu erradicar os vinhedos normandos que eram de má qualidade, liberando as terras para desenvolver o cultivo de macieiras, o que fez com que a Normandia se tornasse a primeira região produtora de sidra na França. 

No século XIX, o consumo de sidra começou a crescer. Infelizmente, a guerra de 1914/1918 parou esta dinâmica, por um lado pela descoberta de vinho e da cerveja pelos soldados, por outro lado, pelo início do êxodo rural que levou o declínio gradual do cultivo da maçã. 

Em menos de um século, o consumo de sidra passa de 60 litros por habitante para menos de 2 litros, enquanto o vinho é consumido 44 litros por habitante e a cerveja 20 litros por habitante.

Hoje, os profissionais da indústria de sidra tenta inverter o seu consumo, privilegiando a sua qualidade através das variedades de maçãs escolhidas e de um controle técnico cada vez mais exigente.

A chave para desenvolver um sabor mais rico é a mistura de variedades de maçãs. Hoje fui à um produtor local, o Grandoeut, e lá eles misturam vinte variedades, enquanto outras chegam a misturar até 50 variedades de maçãs,  até que cada produtor encontre o seu bouquet perfeito.
Imaginem que há mais de 400 tipos de sidra.

Variedades de maça 
A colheita da maçã começa a partir de outubro. Uma média de 30 toneladas por hectare.
A cada 100 kg de maçãs obtém-se 75 a 80 litros de suco. 
Depois de terem sido prensadas, o suco extraído das maçãs chamado mosto e um resíduo sólido, o bagaço. Recuperando o mosto que é colocado em tanques onde a fermentação começa.

Foto: Miriam ATG 

Há 9 milhões de macieiras na Normandia, em ambos os lados do rio Sena, produzindo 530 mil litros de sidra por hectare.

A Normandia é uma região belíssima, principalmente na primavera, quando as macieiras estão floridas, variando do branco ao rosa.

Macieiras em flor - foto: Miriam ATG 
Em 1975 foi criada a "Route du Cidre - Rota da Sidra" para a valorização da bebida nos vilarejos do Pays d'Auge (Baixa-Normandia): Cambremer, Beuvron en Auge, Beaufour, Bonnebosq, Grandouet, Rumesnil, Victot-Pontfol, St Aubin-Lebizay, La Roque Baignard, Druval, Crevecouer en Auge… 
Basta seguir as placas "Route du Cidre" e você encontrará os produtores locais, onde a visita às caves são permitidas, seguida de uma degustação e comercialização da sidra. 
Foto: Miriam ATG 
A Rota da Sidra nos oferece um percurso numa região com belíssimas paisagens, a arquitetura rural dos vilarejos e das fazendas em estilo enxaimel...

Casa rural em estilo enxaimel - foto: Miriam ATG 
Uma outra bebida local pouca conhecida dos brasileiros é o Calvados, um tipo de aguardente (eau-de-vie) obtida da destilação da sidra com teor alcóolico entre 40 e 45°C. 

Com essa aguardente foi criado um coquetel típico local "trou normand - buraco normando".
O Calvados também pode ser consumido como um digestivo, mas também usado na preparação de pratos e sobremesas locais.
Foto: Miriam ATG 
Fontes:
http://www.patrimoine-normand.com
http://www.larouteducidre.fr



Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...