Foto: Miriam ATG |
A exposição na galeria Sèvres em Paris, apresenta uma obra inédita sobre uma grande placa de madeira e uma série de vasos de porcelana de Sèvres, feita por Nicolas Buffe e inspirado por seu trabalho sobre esses dois amantes do Renascimento, do livro "Sonho de Polifilo" de Francesco Colonna, uma obra excepcional e misteriosa do Renascimento Italiano, que conta a história de Polifile, amante rejeitado de Polia, vive muitas aventuras em sonhos, em busca da sua amada, mas totalmente transposta no mundo de hoje.
Polifile e Polia são ilustradas sobre um monumental vaso Charpin, Cupido e Dragão tomando lugar na narrativa, no meio de ornamentos "barrocos" próprios ao artista.
Nicolas Buffe sente prazer ao injetar a pequena estória na grande estória. Nutrido pela cultura do manga e dos jogos vídeos, ele coloca em cena um "super Polifile" que enfrenta o dragão por possuir super poderes.
Ele também gosta de reproduzir o motivo do Cupido, o mais forte dos deuses, porque ninguém resiste ao poder do amor.
A partir desta experiência na fabricação de Sèvres, Nicolas Buffe mantém entre outros, o confronto novo para ele, com o material cerâmico.
Nascido em 1978, Nicolas Buffe é um artista francês partilha o seu tempo entre Tóquio e Paris.
Inspirado por Dante Alighieri, Orlando Furioso, Tex Avery ou Super Mario, o universo repleto de Nicolas Buffe mistura cultura erudita e popular.
Ele é parte de um percurso marcado pela geração da cultura japonesa, desenvolvendo desde a infância uma paixão para animé, tokusatsu, manga japonês e jogos de vídeo.
4, place André Malraux, 75001 Paris
Métro : Palais Royal
Data : 11 de février – 15 de avril 2017
De 2a.feira a sábado das 14h00 às 19h00
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário