segunda-feira, 13 de março de 2017

A Street Art de Shepard Fairey em Paris

Foto: Miriam ATG
Shepard Fairey (nascido em 1970), mais conhecido como Obey, é um artista americano, designer gráfico, serigrafista, muralista e ilustrador.

O seu trabalho tonou-se conhecido mundialmente depois da campanha presidencial americana de 2008, com a criação do poster "Hope" de Barack Obama. 

Desde então, Obey tem pintado freqüentemente grandes muros, cobrindo fachadas de prédios com imagens carregadas de críticas sociais ou políticas. 

O Instituto de Arte Contemporânea de Boston o considera como um dos artistas do Street Art mais influente do momento.

Obey realizou o mural acima "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" em junho do ano passado. 

Ele se inspirou de um cartaz que fez após os ataques de 13 de Novembro, em homenagem às vítimas. 

O retrato desta Marianne (símbolo da República Francesa), é uma reutilização de uma antiga imagem mais conhecida como "Make Art Not War" (Faça arte, não guerra).  

Logo após os ataques de 13 de Novembro 2015, a bandeira francesa foi mostrado em todas as partes do mundo, e alguns dos seus amigos franceses lhe disseram que era a primeira vez que uma tal unidade diante dessa bandeira tornou-se um símbolo sem qualquer conotação fascista ou imperialista. 

Nos Estados Unidos, ele havia feito a mesma coisa criando a sua própria versão da bandeira americana. Sendo um grande fã de Jasper Johns, ele  queria falar sobre a grande diversidade que existe na América e impedir que os conservadores se apropriassem de um símbolo que pertence a todos. 

Obey aprecia a idéia de que o senso dos símbolos possa mudar de acordo com os indivíduos e o que eles fazem. 

A bandeira francesa aqui pode ser vista como um símbolo do nacionalismo, mas especialmente como um símbolo de apoio internacional e da unidade. Era o que ele queria compartilhar com a França.

O mural foi pintado em junho do ano passado.

186, rue Nationale -  Metrô Nationale  linha 6 

Foto: Miriam ATG 
A primeira obra de Obey em Paris, intitulada "Rise Above Rebel" terminada em 17 de junho 2012, após 03 dias de trabalho, com a ajuda de três assistentes e dois guindastes. 

Esse mural em 40 metros de altura, a mais alta que ele havia feito até esse momento.

Essa obra representa uma mulher, vitima da opressão que resiste e a excede. Um símbolo forte para o povo. 

93, rue Jeanne d'Arc  -  metrô: Nationale  linha 6

Foto: Miriam ATG 
Entre duas pancadas de chuva, em junho 2016, ele conseguiu terminar o mural "Delicate Balance - Balanço Delicado" inspirado no Globo Earth Crisis que foi colocado na Torre Eiffel durante a COP21 (conferência  mundial sobre o clima).

Na rue Jeanne d'Arc, n° 60  -  metrô Nationale linha 6






Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...