sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dia 06 de janeiro, dia da Epifania, dia de comer a "galette des rois"

Foto: Miriam ATG
No dia 06 de janeiro, os cristãos celebram a visita dos reis magos Melchior, Gaspar e Baltazar ao menino Jesus, data mais conhecida por "Epifania"  -  palavra grega que significa "manifestação" ou "aparição".

Como muitos feriados cristãos, a data da Epifania corresponde originalmente à uma festa pagã. 

Os romanos festejavam Saturnália, o solstício de inverno, que consistia em designar o rei ou a rainha por um dia, usando um feijão branco ou preto escondido em um bolo - galette des rois.

Na França, a "galette des Rois"  que é um tipo de bolo de massa folhada redonda, recheada com frangipane que é um creme feito à base de amêndoa, manteiga, ovos e açúcar, inventada por um nobre florentino, o Marquês Frangipani. Mas também pode ser recheada de frutas, chocolate… A cada ano, os confeiteiros oferecem criações originais para combinar tradição com novos sabores. 

"Fèves" - foto: Miriam ATG
Dentro do bolo é colocada uma "fève" (literalmente feijão) como faziam os romanos, mas a partir do século XVIII, o feijão foi substituído por uma minúscula estatueta de porcelana representando a Natividade e os personagens do presépio. Mas hoje em dia,  há uma infinidade de personagens.

Galette de Roi da Patisserie Stohrer - foto: Miriam ATG 
O sul da França, possui a sua própria versão do bolo de reis que mais se parece com o que fazem em Portugal: um tipo de brioche,   aromatizado com essência de flor de laranjeira, em forma de coroa, com pedaços de frutas vermelhas na parte superior e açúcar.

Quando os franceses degustam a "galette des rois" em família, tradicionalmente todos sentados em torno da mesa, a criança mais nova vai embaixo da mesa, e é ela que escolhe a ordem de quem será servido.
Quem encontrar a "fève" é coroado rei ou rainha, devendo colocar na cabeça, uma coroa feita de papel que é fornecida junto com o bolo.



Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...