Foto: Miriam ATG |
- As fontes Wallace levam o nome do seu doador, Sir Richard Wallace (1818-1890), nascido em Londres, que passou grande parte da sua vida em Paris.
- Após herdar uma grande fortuna, doou 50 fontes de água potável aos parisienses. Pois durante a guerra de 1870, quando Napoleão declarou guerra contra a Prússia, Paris passou por tempos difíceis. A restauração da República, o episódio da Comuna de Paris, a esmagadora derrota que deixa a Alsácia e Lorena ao inimigo, o bombardeio dos prussianos que destruiu muitos aquedutos, e os preços da água, já elevado, subiu ainda mais, impedindo a população mais pobre de ter acesso à água.
- Assim, Richard Wallace, um filantropo discreto e eclético, que através das fontes, atingiu seu objetivo: ajudando de forma eficaz os necessitados e embelezando a cidade ao mesmo tempo.
- A primeira Fonte Wallace instalada em 1872, no Boulevard de la Villette, fez um enorme sucesso, tanto que Paris encomendou mais 30 fontes.
- As fontes equipadas com copos de estanho presos com uma corrente à fonte, foram retirados em 1952 por uma questão de higiene.
- As "fontaines Wallace" se tornaram símbolos do patrimônio histórico e urbano de Paris.
- Atualmente existem 119 fontes Wallace espalhadas pela cidade.
- A maioria das fontes são verdes, mas existem 5 fontes coloridas:
- - Esplanada Pierre-Vidal-Naquet na cor amarela;
- - Avenue d'Ivry em vermelho;
- - Rue Jean-Anouilh em rosa;
- - Place Pierre-Riboulet em azul;
- - Parc des Expositions Porte de Versailles em vermelho.
Foto: Miriam ATG |
Nenhum comentário:
Postar um comentário