terça-feira, 29 de setembro de 2015

Guerra contra as pontas de cigarros jogadas nas calçadas parisienses


A Prefeitura de Paris decretou guerra contra as pontas de cigarros jogadas nas ruas da capital.

Anualmente são jogadas 350 toneladas de pontas de cigarros nas calçadas parisienses, tanto que a prefeitura local decretou que a multa de 35 € passa à 68 €. 

O decreto não pune somente aqueles que jogam pontas de cigarros, mas para todos os tipos de incivilidade de limpeza pública como urinar na rua, excrementos de cachorros, lixo e até mesmo chicletes jogados nas calçadas.

Desde 2012, a prefeitura começou a instalar lixeiras equipadas para que os fumantes possam apagar e jogar as pontas de cigarro, totalizando cerca de 30 mil "poubelles bagatelles" como são chamadas aqui.


Durante mais de uma década a prefeitura havia decretado guerra contra os excrementos de cachorros que inundavam as ruas de Paris. 

Melhorou sensivelmente, mas ainda há  "maître e maîtresse"  (proprietário) de cachorros que não recolhem os excrementos pelo simples fato de não existir uma patrulha permanente e nem suficiente para uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes.   

Acredito que a mesma coisa aconteça com as pontas de cigarros, uma vez que somente quando o infrator é pego cometendo o delito que ele é multado.

Se o fumante não se importa com os danos que o cigarro pode causar à sua saúde, o problema é dele.

Mas que o fumante esteja ciente do que toneladas de pontas de cigarro podem causar ao meio ambiente,  se somente uma ponta de cigarro pode contaminar 500 litros de água...








Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...