sábado, 26 de setembro de 2015

Dia 27 de setembro, Paris sem carro

Verde bandeira: setor sem circulação de veículos  
Verde abacate: setor limitado a 20km/h  

Eu gosto particularmente do domingo de manhã em Paris, que é a única manhã calma da semana, quando os parisienses fazem a "grasse matinée" (acordam tarde).

Assim, o trânsito começa a ficar movimentado a partir das 11h00.

Mas amanhã, dia 27 de setembro, é o dia de "Paris sem carro"  das 11h00 às 18h00. 

Como em novembro, Paris sediará o COP21 - Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, a prefeitura local criou esse dia sem carro para tornar o espaço publico menos poluído, mais agradável e calmo, reduzindo a circulação de automóveis, desenvolvendo outros meios de mobilidade e reinventando nossa maneira de viver.   

Se houvesse realmente uma vontade de diminuir a poluição, deveriam melhorar e baixar o preço do transporte publico, ou mesmo, seguir o exemplo de três cidades francesas (Aubagne, Châteauroux e Libourne), onde o transporte publico é gratuito. 

E mesmo o batobus usados pelos turistas em Paris, seria mais uma solução prática e simpática de se locomover se as tarifas fossem mais convidativas do que o passe de 1 dia que custa 16 €…


Nenhum comentário:

Exposição NAPOLEÃO - 200 anos da morte de Napoleão

Foto: Miriam Girardot Por mais admirado e polêmico, Napoleão Bonaparte é uma figura complexa cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vit...