segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Marron glacé, você ja experimentou ?

Uma arvore feita de marron glacé na vitrine da Foucher  - Foto: Miriam ATG 
O marron glacé é um doce refinado, feito à base de castanha e açúcar. 
No Brasil,  é feito com batata-doce, que também acho uma delicia, mas para os iniciados no verdadeiro marron glacé, quando estão na França, se deliciam, mesmo que o preço assuste um pouco. 
A caixinha com 220 gramas custa 28 € - foto: Miriam ATG

O preço justifica pelo trabalho em ser produzido. A realização é bem longa, são  16 etapas, segundo a receita de Clément Faugier, que foi o primeiro fabricante de marron glacé em 1882, na região de Ardéche, na França. Essa foi a primeira região produtora de castanhas, tanto em volume como pela qualidade. Com a crise da cultura do bicho-da-seda, a mão de obra existente no local voltou-se para a fabricação desses doces finos.
A preparação começa por uma rígida seleção de castanhas, elas têm que ser grandes, perfeitas e macias. Após serem cozidas ao vapor, a fina casca que a envolve é retirada com uma faca. A castanha é uma fruta delicada e se fragmenta facilmente. Ela é envolvida em um tule branco e colocada dentro de uma calda de açúcar perfumada com baunilha durante vários dias. Depois passa por um túnel de secagem que dá o aspecto brilhante. O marron glacé é embrulhado manualmente, exigindo muita delicadeza. 
As castanhas que se quebram durante a sua transformação, Clément Faugier teve a idéia de aproveita-las, criando assim, o "crème de marron", que o tornou famoso.  O bolo da foto é feito desse creme de marrom.
Bolo ao creme de marrom e chocolate decorado com marron glacé - Foto: Miriam ATG 

Existem várias teorias na origem do marron glacé, alguns dizem que é italiana, outros dizem que é francesa, o certo é que surgiu em meados do século XVI.
Esses doces deliciosos são encontrados a partir do mês de novembro em lojas especializadas, nas chocolaterias e docerias em geral. 

Receita do "Gateau aux crème de marrons et au chocolat":
- 1 lata de creme de marrom da marca Clément Faugier
- 100 g de manteiga
- 100 g de chocolate em barra
- 3 ovos
Derreter a manteiga e o chocolate em banho-maria.
Misturar o creme de marrom e os ovos.
Acrescentar a manteiga e o chocolate.
Misturar bem.
A receita é assim mesmo, sem farinha e sem fermento.
Colocar numa forma untada com manteiga e levar ao forno (200°C), após   50 minutos, utilize uma faca e afunde no bolo, se a faca  sair limpa, pode tirar do forno e deixe esfriar.
Eu passo o açúcar de confeiteiro em cima do bolo com a ajuda de uma peneira, mas apenas antes de servir. 
Quanto  à lata de crème de marron da marca Clément Faugier, acredito que em cidades grandes é possível encontrar facilmente em lojas de produtos importados.


Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...