Foto: Miriam ATG |
O calendário consiste em uma caixa retangular padronizada de papelão bem fina com 24 janelas pré-cortadas na camada superior com um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem progressiva até a noite de Natal. Cada compartimento contém um chocolate, mas os alemães protestantes que criaram esse calendário no início do século XIX, originalmente colocavam uma imagem santa com uma frase do Evangelho ou uma incitação para praticar uma boa ação. Em casa, damos à nossa filha um calendário sem doces, de uma marca alemã, com pequenos objetos.
O calendário também pode ser feito em tecido e outros materiais, assim como em formas variadas: casas em miniatura, árvores de natal, guirlandas, etc. Em cidades da região da Alsácia e da Alemanha (a precursora), transformam a fachada da prefeitura em um Calendário do Advento gigante, com as janelas numeradas, coloridas e iluminadas.
Para os cristãos o Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis esperando pelo nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.
Se originalmente havia um significado religioso, hoje faz apenas as crianças esperarem pacientemente pela chegada do Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário