No dia 21 de junho acontece a 33a. Festa da Música !
Maurice Fleuret, diretor de Música e Dança, descobre em 1981 através de estudos sobre a prática musical e sua evolução, que 5 milhões de franceses tocam um instrumento musical, o que o leva a sonhar em levar essas pessoas às ruas.
Se a música é tão praticada pelos franceses é pelo fato de que as todas as cidades possuem conservatórios municipais de música e dança.
Paris que é dividida em vinte bairros, possui dezenove conservatórios municipais, quase um em cada bairro, sem contar o conservatório nacional superior de musica e dança. O nível dos professores é muito bom e as vagas são limitadas e disputadíssimas. O preço cobrado é calculado de acordo com o quociente salarial familiar, favorecendo o acesso ao conservatório à todas as classes sociais.
Então, a Festa da Música foi criada em 1982 pelo Ministério da Cultura, e é celebrada no dia 21 de junho, dia do solstício, referente à antiga tradição das festas de São João (atualmente pouco praticada), também início do verão europeu.
O sucesso desse evento é grande por ser uma manifestação popular e espontânea. Do afinado ao menos afiado, não importando o gênero da música, todos vão às ruas tocar e cantar. Tão popular que o festival de música é celebrado em 100 países.
Já fui à festas da Música em pequenos vilarejos, onde a prefeitura local contrata uma banda, há barracas de comida, e o clima é aquele de quermesse. Mas o meu local preferido para a Festa da Musica é em Paris, passando de um bairro à outro, onde em cada esquina tem alguém tocando ou cantando, apresentando uma diversidade musical incrível. Uma das maiores manifestações populares culturais da França !
E a próxima cai justamente num sábado, dia perfeito !
Confira a vasta programação em Paris clicando aqui e
Bonne Fête de la Musique !
Um comentário:
Eu adoro essas festas de rua!
Postar um comentário