segunda-feira, 16 de junho de 2014

Festa da Música 2014 em Paris

Slogan criado por Michel Bouvet 

No dia 21 de junho acontece a 33a. Festa da Música  !
Maurice Fleuret, diretor de Música e Dança, descobre em 1981 através de estudos sobre a prática musical e sua evolução, que 5 milhões de franceses tocam um instrumento musical, o que o leva a sonhar em levar essas pessoas às ruas. 
Se a música é tão praticada pelos franceses é pelo fato de que as todas as cidades possuem conservatórios municipais de música e dança. 
Paris que é dividida em vinte bairros, possui dezenove conservatórios municipais, quase um em cada bairro, sem contar o conservatório nacional superior de musica e dança. O nível dos professores é muito bom e as vagas são limitadas e disputadíssimas. O preço cobrado é calculado de acordo com o quociente salarial familiar,  favorecendo o acesso ao conservatório à todas as classes sociais.   
Então, a Festa da Música foi criada em 1982 pelo Ministério da Cultura, e é celebrada no dia 21 de junho, dia do solstício, referente à antiga tradição das festas de São João (atualmente pouco praticada), também início do verão europeu.  
O sucesso desse evento é grande por ser uma manifestação popular e espontânea. Do afinado ao menos afiado, não importando o gênero da música,  todos vão às ruas tocar e cantar. Tão popular que o festival de  música é celebrado em 100 países.
Já fui à festas da Música em pequenos vilarejos, onde a prefeitura local contrata uma banda, há barracas de comida, e o clima é aquele de quermesse. Mas o meu local preferido para a Festa da Musica é em Paris, passando de um bairro à outro, onde em cada esquina tem alguém tocando ou cantando, apresentando uma diversidade musical incrível. Uma das maiores manifestações populares culturais da França !
E a próxima cai justamente num sábado, dia perfeito !
Confira a vasta programação em Paris  clicando aqui e
Bonne Fête de la Musique !

Um comentário:

A senhora disse...

Eu adoro essas festas de rua!

Oh Purée ! um pequeno restaurante parisiense de cuisine française

Foto: M. Girardot   Testando um novo restaurante, o @ohpuree_paris no 8, rue de Tournefort, no 5ème arrond., metrô Monge da linha 7. É um re...