quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A flor de Oscar Niemeyer em Paris


Foto: Miriam T. Girardot

Essa escultura metálica vermelha representa uma mão oferecendo uma flor realizada por Oscar Niemeyer.

Encontra-se no Parque de Bercy (no 12° arrond), bem próximo a Cinémathèque Française, respeitando seu desejo que sua obra fosse instalada em um espaço verde e com árvores alinhadas.

Apesar da obra ter sido oferecida à Paris nos quadros comemorativos do Brasil na France em 2005, a escultura foi somente instalada e inaugurada em 30 de janeiro 2007.

Mas não é a única obra de Niemeyer na França.

Por causa da sua ideologia de esquerda e por sua militância no Partido Comunista Brasileiro, ele foi impedido de trabalhar no Brasil por causa da ditadura militar. Assim,  em 1966 mudou- se para Paris, onde abre um escritório na Champs Elysées.  Niemeyer já era um arquiteto de renome internacional e passa a atender clientes de vários países.

Aqui ele projetou a sede do Partido Comunista Francês, na Place Colonel-Fabien (no 19° arrond), que faz parte dos monumentos históricos desde o dia 26 de abril de 2007.

A antiga sede do Jornal L'Humanité em St-Denis, bem próxima à Catedral de Saint-Denis (onde encontram-se enterrados os reis franceses), que por dificuldades financeiras foi obrigada a vender sua sede ao Estado. Sua fachada e os telhados fazem parte dos monumentos históricos desde o dia 23 de abril de 2007.

A Bolsa do Trabalho de Bobigny (localizada ao nordeste de Paris) construída entre 1976 e 1978.

A antiga Casa de Cultura Le Havre, mais tarde batizada " Le Volcan" pelo seu novo diretor, e mais conhecida como "Pote de Yogurte" por causa da sua forma. Foi inscrita no Patrimônio Mundial da Unesco em 2005.

Retornou ao Brasil em 1985, onde continuou a trabalhar até o final da sua vida, falecendo dez dias antes de completar 105 anos.

Hoje já faz um ano que esse grande arquiteto brasileiro partiu, mas deixou a sua marca na história da arquitetura Moderna !

Nenhum comentário:

Exposição NAPOLEÃO - 200 anos da morte de Napoleão

Foto: Miriam Girardot Por mais admirado e polêmico, Napoleão Bonaparte é uma figura complexa cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vit...