sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bateaux-Mouches em Paris


Foto: Miriam T. Girardot 

O termo "bateau-mouche (no plural bateaux-mouches) existia no século XIX para designar as embarcações que tinham apenas uma finalidade utilitária e que servia somente para transportar mercadorias e eventualmente passageiros de um lugar para outro, em vários rios e canais.

Estes barcos nunca haviam sido utilizados para passeios à partir de um local para ir e voltar, com um objetivo turístico.

Foi a partir da Exposição Universal de 1867, que os primeiros barcos fizeram a sua entrada no capital.

Como resultado de um concurso lançado pelos organizadores da exposição, o construtor naval Michel Félizat de Lyon (associado à outros lioneses) ganhou o prêmio e enviou uns trinta exemplares de seus navios de passageiros construídos em suas oficinas localizadas no bairro do Mouche, mosca em francês, daí o nome.

Ao sul de Lyon (do lado de Gerland). A exploração destas embarcações já tinha começado em Lyon, em dezembro de 1862 à 1913 , a " Compagnie des Bateaux Mouches " operavam a linha de transportes de passageiros entre "La Mulatière" e "Vaise" com cinco navios. Em Paris, a única linha da empresa Bateaux - Omnibus transportou mais de 2,5 milhões de passageiros durante exposição.

Após a Segunda Guerra Mundial, quando o transporte fluvial de passageiros desapareceu em favor do transporte terrestre, Jean Bruel (1917-2003), fundador da Compagnie des Bateaux Mouches, adquiriu um dos últimos barcos que foram construídos para a Exposição Universal, a fim de proporcionar passeios turísticos ao longo do Sena. Este novo conceito, Jean Bruel criou uma nova atividade, patenteando a marca " Bateaux Mouches ", em 1950. Ele ficou mais conhecido como Jean-Sébastien Mouche, foi o fundador de um novo segmento turístico que atrai milhões de turistas à cada ano.

Existem várias companhias que oferecem os passeios de barco pelo Sena com duração de 1 hora.

Bateaux Mouches clicar aqui

Bateaux Parisien clicar aqui

Bateaux Vedettes de Paris clicar aqui

Bateaux Vedettes du Pont de Neuf clicar aqui

Tarifa entre 12,50 à 14 €.

Algumas companhias oferecem vários tipos de passeios com almoço, jantar, degustação de champanhe, crepe, etc…

O que sempre recomendo é fazer o passeio antes do anoitecer, assim você verá Paris durante o dia e depois ela completamente iluminada, um passeio maravilhoso !

2 comentários:

A senhora disse...

Foi uma ótima idéia esses barcos no Rio Sena, porque fica mais incrível ainda a cidade, ainda mais no entardecer.

cristiane disse...

fizemos o passeio de bateaux no horário indicado pela guia 8:30
maravilhoso pois vimos as luzes de Paris suavemente aparecendo lindooo!

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...