Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 36 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


domingo, 6 de setembro de 2020

Penteadeira da Duquesa de Berry



L'escalier de Cristal foi criado por Marie Desarnaud em 1804, situado no Palais Royal, n° 162 e 163.

A proprietária teve a idéia de associar o cristal lapidado ao bronze dourado.

A qualidade das suas criações foi reconhecida durante a exposição de produtos industriais franceses em 1819, onde obteve a medalha de ouro com a penteadeira da Duquesa de Berry, esse da foto, conservada no Museu do Louvre.

A penteadeira foi inspirada do estilo neoclássico.
Zephyr e Flora simbolizam a primavera e a beleza.
Na gaveta central, havia um mecanismo musical com duração de 1 hora, período que uma jovem poderia passar decentemente em frente de uma penteadeira.


Nenhum comentário: