sábado, 2 de dezembro de 2017

Exposição sobre Edgar Degas e Paul Valéry no Museu d'Orsay


Por ocasião do centenário da morte de Edgar Degas (1834-1917), o Museu d'Orsay com uma exposição cujo tópico é o trabalho desconhecido do escritor, poeta e pensador Paul Valéry (1871- 1945).

A amizade de mais de vinte anos de Degas e Valéry, de fato, deu origem a um texto publicado pela editora Vollard em 1937, Degas Danse Dessin - Degas Dança Desenhos. Ao mesmo tempo íntimo e universal, oferece uma evocação poética e fragmentária da personalidade do pintor e da sua arte, e como meditação sobre a criação.

Na exposição, documentos figurativos e documentos de arquivo mostram esses homens e sua sociabilidade. Os numerosos desenhos do pintor e dos famosos cadernos do poeta mostram a importância dessas produções que foram para um e para o outro,  o cadinho de suas artes.

Os principais temas explorados nessa exposição são evocados pela combinação de trechos do texto de Valéry com obras gráficas, pinturas e esculturas de Degas.

Este eco entre texto e imagens nos convida a apreender a prática de desenho do artista, depois seu apego ao mundo da dança e equitação, que Valéry liga para a mesma pesquisa da linha e do movimento.

Exposição Degas Danse Dessin - Hommage à Edgar Degas avec Paul Valéry

Local: Museu d'Orsay 

Datas: 28 de novembro 2017 ao 25 de fevereiro 2018 

Ingresso: 12 €



Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...