Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 36 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


sábado, 2 de dezembro de 2017

Exposição sobre Edgar Degas e Paul Valéry no Museu d'Orsay


Por ocasião do centenário da morte de Edgar Degas (1834-1917), o Museu d'Orsay com uma exposição cujo tópico é o trabalho desconhecido do escritor, poeta e pensador Paul Valéry (1871- 1945).

A amizade de mais de vinte anos de Degas e Valéry, de fato, deu origem a um texto publicado pela editora Vollard em 1937, Degas Danse Dessin - Degas Dança Desenhos. Ao mesmo tempo íntimo e universal, oferece uma evocação poética e fragmentária da personalidade do pintor e da sua arte, e como meditação sobre a criação.

Na exposição, documentos figurativos e documentos de arquivo mostram esses homens e sua sociabilidade. Os numerosos desenhos do pintor e dos famosos cadernos do poeta mostram a importância dessas produções que foram para um e para o outro,  o cadinho de suas artes.

Os principais temas explorados nessa exposição são evocados pela combinação de trechos do texto de Valéry com obras gráficas, pinturas e esculturas de Degas.

Este eco entre texto e imagens nos convida a apreender a prática de desenho do artista, depois seu apego ao mundo da dança e equitação, que Valéry liga para a mesma pesquisa da linha e do movimento.

Exposição Degas Danse Dessin - Hommage à Edgar Degas avec Paul Valéry

Local: Museu d'Orsay 

Datas: 28 de novembro 2017 ao 25 de fevereiro 2018 

Ingresso: 12 €



Nenhum comentário: