Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 36 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Um minibus elétrico e sem motorista na La Défénse

Foto: H. Girardot 
Na La Défense, é onde se concentra o maior centro empresarial da Europa, com seus arranha-céus, um grande shopping center (Les Quatre Temps), onde cerca de 500 mil pessoas passam por dia.

É na Esplanada da La Défense que desde julho começou a ser testado três minibus elétricos sem motorista, fabricados pela marca francesa Navya e operada pela Keolis.

Das 8:00 às 20:00 há dois minibus que é acessível a todos e gratuito, com capacidade para 15 passageiros, com uma velocidade de 7km/h.

Com partida da Grande Arche (Grande Arco) com direção ao Polo Universitário Leonardo da Vinci (norte) e outro em direção ao prédio da Société Générale (sudoeste), com uma freqüência de 10 minutos. 

Nos finais de semana e feriados, um terceiro minibus circula das 10:00 às 18:00, com uma freqüência de 20 minutos, passa ao longo da perspectiva monumental, mais destinada aos turistas. 

O experimento termina no final de dezembro 2017.

Vejam o minibus em funcionamento !


Nenhum comentário: