Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


segunda-feira, 6 de março de 2017

Polifile e Polia por Nicolas Buffe em Paris

Foto: Miriam ATG 
A exposição na galeria Sèvres em Paris, apresenta uma obra inédita sobre uma grande placa de madeira e uma série de vasos de porcelana de Sèvres, feita por Nicolas Buffe e inspirado por seu trabalho sobre esses dois amantes do Renascimento, do livro "Sonho de Polifilo" de Francesco Colonna, uma obra excepcional e misteriosa do Renascimento Italiano,  que conta a história de Polifile, amante rejeitado de Polia, vive muitas aventuras em sonhos, em busca da sua amada, mas totalmente transposta no mundo de hoje.

Polifile e Polia são ilustradas sobre um monumental vaso Charpin, Cupido e Dragão tomando lugar na narrativa, no meio de ornamentos "barrocos" próprios ao artista.

Nicolas Buffe sente prazer ao injetar a pequena estória na grande estória. Nutrido pela cultura do manga e dos jogos vídeos, ele coloca em cena um "super Polifile" que enfrenta o dragão por possuir super poderes.

Ele também gosta de reproduzir o motivo do Cupido, o mais forte dos deuses, porque ninguém resiste ao poder do amor.  

A partir desta experiência na fabricação de Sèvres, Nicolas Buffe mantém entre outros, o confronto novo para ele, com o material cerâmico. 

Nascido em 1978, Nicolas Buffe é um artista francês partilha o seu tempo entre Tóquio e Paris. 
Inspirado por Dante Alighieri, Orlando Furioso, Tex Avery ou Super Mario, o universo repleto de Nicolas Buffe mistura cultura erudita e popular. 
Ele é parte de um percurso marcado pela geração da cultura japonesa, desenvolvendo desde a infância uma paixão para animé, tokusatsu, manga japonês e jogos de vídeo.

4, place André Malraux, 75001 Paris
Métro : Palais Royal
Data : 11 de février – 15 de avril 2017
De 2a.feira a sábado das 14h00 às 19h00
Entrada gratuita


Nenhum comentário: