segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Canal Saint-Martin em Paris foi esvaziado...

Canal Saint-Martin vazio - foto: Miriam ATG 
O Canal Saint-Martin (4,55 km de extensão) situado no 10, 11 e 10eme. arrondissements de Paris, inaugurado em 1825, com seus 90 mil metros cúbicos d'água foi esvaziado nesse último 04 de janeiro.

A operação de limpeza vai durar três meses e custará aos cofres públicos 9,5 milhões de euros. 

A última limpeza efetuada foi no inverno de 2001-2002, quando foram retirados mais de 40 toneladas de lixo.  

Estima-se que 4,5 toneladas de peixes serão retirados e analisados, e uma vez terminada a limpeza, eles serão reintegrados ao Canal.

Croisière Touristique - foto: Miriam ATG 
O Canal Saint-Martin é utilizado essencialmente para o transporte de passageiros através de cruzeiros turísticos e pelo transporte de produtos.

Quai de Valmy - foto: Miriam ATG 
Quando conheci Paris em 1997, essa região era meio largada, marginal, muito diferente do que é hoje. Houve uma revitalização da área, lembro que a primeira loja no melhor estilo bobo (a expressão em português que mais se aproxima é a esquerda caviar) a se instalar ali foi a "Antoine &
Lili", além da loja de roupas, a marca abriu um café na esquina, mas já não existe mais, e desde então, outras marcas de luxo se instalaram. 

Essa revitalização é mais conhecida como gentrificação. A palavra vem do inglês "gentrification"  que é o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou pela construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.
Tal valorização é seguida de um aumento de custos de bens e serviços, dificultando a permanência de antigos moradores de renda insuficiente para a sua manutenção no local cuja realidade foi alterada.

Foto: Miriam ATG 
A beira do Canal Saint-Martin é o ponto de encontro durante o dia e à noite quando o clima permite, local preferido dos parisienses para fazer piquenique, jogar conversa fora, beber, tocar violão, cantar…

Tanto que aos domingos, de abril à setembro, as  ruas do canal são fechadas para a circulação de carros das 10h00 às 20h00 para que os pedestres e ciclistas se apropriem do local.


O filme francês "O fabuloso destino de Amélie Poulain" de 2001 imortalizou o Canal Saint-Martin.
Quem não se lembra da Amélie Poulain caminhando pelo canal e jogando pedras na água…

Aguardando a primavera quando está previsto o término da reabilitação do canal. 





Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...