Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


domingo, 24 de janeiro de 2016

O Canal Saint-Martin em Paris foi esvaziado...

Canal Saint-Martin vazio - foto: Miriam ATG 
O Canal Saint-Martin (4,55 km de extensão) situado no 10, 11 e 10eme. arrondissements de Paris, inaugurado em 1825, com seus 90 mil metros cúbicos d'água foi esvaziado nesse último 04 de janeiro.

A operação de limpeza vai durar três meses e custará aos cofres públicos 9,5 milhões de euros. 

A última limpeza efetuada foi no inverno de 2001-2002, quando foram retirados mais de 40 toneladas de lixo.  

Estima-se que 4,5 toneladas de peixes serão retirados e analisados, e uma vez terminada a limpeza, eles serão reintegrados ao Canal.

Croisière Touristique - foto: Miriam ATG 
O Canal Saint-Martin é utilizado essencialmente para o transporte de passageiros através de cruzeiros turísticos e pelo transporte de produtos.

Quai de Valmy - foto: Miriam ATG 
Quando conheci Paris em 1997, essa região era meio largada, marginal, muito diferente do que é hoje. Houve uma revitalização da área, lembro que a primeira loja no melhor estilo bobo (a expressão em português que mais se aproxima é a esquerda caviar) a se instalar ali foi a "Antoine &
Lili", além da loja de roupas, a marca abriu um café na esquina, mas já não existe mais, e desde então, outras marcas de luxo se instalaram. 

Essa revitalização é mais conhecida como gentrificação. A palavra vem do inglês "gentrification"  que é o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou pela construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.
Tal valorização é seguida de um aumento de custos de bens e serviços, dificultando a permanência de antigos moradores de renda insuficiente para a sua manutenção no local cuja realidade foi alterada.

Foto: Miriam ATG 
A beira do Canal Saint-Martin é o ponto de encontro durante o dia e à noite quando o clima permite, local preferido dos parisienses para fazer piquenique, jogar conversa fora, beber, tocar violão, cantar…

Tanto que aos domingos, de abril à setembro, as  ruas do canal são fechadas para a circulação de carros das 10h00 às 20h00 para que os pedestres e ciclistas se apropriem do local.


O filme francês "O fabuloso destino de Amélie Poulain" de 2001 imortalizou o Canal Saint-Martin.
Quem não se lembra da Amélie Poulain caminhando pelo canal e jogando pedras na água…

Aguardando a primavera quando está previsto o término da reabilitação do canal. 





Nenhum comentário: