Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Exposição "Tesouros da Terra" no Museu de Historia Natural de Paris


Uma exposição estética e didática que propõe oito "salas escuras" com temas variados, onde amostras surpreendentes acompanhadas de telas interativas e vídeos… 

Expõe mais de 600 amostras provenientes de coleções patrimoniais de mineralogia do Museu de Historia Natural.
Uma exposição estética e didática que propõe oito "salas escuras" com temas variados, onde amostras surpreendentes acompanhadas de telas interativas e vídeos... 

Um novo espaço de exposição
Na espera da reabertura de todo o edifício, é na sala chamada "cristais gigantes" que o Museu decidiu revisitar as peças mais notáveis ​​de suas coleções de mineralogia. Este espaço de 250 m2 tinha sido especialmente organizados em 1987 para receber um conjunto único de cristais gigantes, adquirida no início dos anos 80.

Tesouros da Terra
A Exposição " Tesouros da Terra"constitui uma verdadeira imersão ao coração da mineralogia: através de várias centenas de vinte minerais e cristais gigantes, ele vem despertar a sua curiosidade.
As amostras apresentadas foram cuidadosamente selecionados por mineralogistas do Museu de História Natural pela sua formação científica, estética e histórica. Eles fazem parte de um percurso museográfico, pedagógico e lúdico. 
As peças são de uma diversidade excepcional : minerais de cinco continentes, meteoritos, pedras preciosas em forma bruta ou talhadas,  jóias históricas, esculturas… 
O percurso da exposição irá levá-lo em oito "salas escuras",  oito alcovas sobre a " Caravana" de cristais gigantes.

A exposição proporciona uma compreensão do mundo mineral nos seus diferentes aspectos, a partir da formação dos minerais até sua utilização pelos homens. Inicialmente, a descoberta da infinidade de formas, cores e outros fenômenos surpreendentes, tais como a fluorescência, permite explorar a natureza dos minerais. Na segunda parte, a exposição centra-se na relação do homem com os minerais: as gemas e o fascínio que elas exercem, as pedras incrustadas (marchetaria) e o trabalho fabuloso dos artesãos, a história da coleção do Museu e aqueles que o fizeram…
A exposição termina com  uma coleção de meteoritos, que é uma das melhores coleções que o museu possui. Estas rochas provenientes do sistema solar nos permitem explorar as origens da nossa Terra.

Galeria de Mineralogia e Geologia 
Aberto de 3a.feira à domingo - das 10h00 às 18h00
Tarifa normal: 6 € 
Tarifa reduzida: 4 € - para menores de 26 anos
Gratuidade para deficientes físicos e acompanhante
Metrô: Gare d'Austerlitz e Censier Daubenton - linhas 5 e 7

Quartzo Morion - 4.050 kg - Origem: Vitoria da Conquista /Bahia
 Foto: Miriam ATG



Nenhum comentário: