domingo, 1 de março de 2015

Museu de Artes e Oficios de Paris

Foto: Miriam ATG 

O Museu de Artes e Ofícios - Musée des Arts et Métiers - foi fundado em 1794, instalado na abadia de Saint-Martin-des-Champs. Mas foi somente em maio de 1802, que as suas portas foram abertas ao público com o objetivo de mostrar o funcionamento das máquinas. 

Igreja do convento transformada em museu
Foto: Miriam ATG
A criação de um laboratório experimental de mecânica em meados de 1850, a instalação de uma "sala de máquinas em movimento", na antiga igreja do convento e do desenvolvimento de disciplinas de ensino técnico dão à instituição a ocasião de ampliar o campo das suas coleções. 
Os instrumentos de medidas, cada vez mais precisos, serão adicionados modelos que ilustram o aperfeiçoamento industriail (papelaria, têxteis, artes do fogo, engenharia civil, impressão, fotografia, cinematografia, telegrafia, radiodifusão, de energia elétrica, ferrovias, aeronáutica…
A exposição permanente do museu é dividida em sete coleções temáticas, que permite apreciar a riqueza das coleções numa perspectiva cronológica (antes de 1750; 1750-1850; 1850-1950; a partir de 1950) : 
- instrumentos científicos
- materiais
- construção
- comunicações
- energia 
- mecânica 
- transporte  
Destacando alguns setores técnicos e revelando a revolução científica e filosófica do Iluminismo, a Revolução Industrial e do desenvolvimento de alguns setores chaves. 

Foto: Miriam ATG

As coleções de grande riqueza, algumas delas nos evocam a perfeição de grandes experiências científicas, como o Pêndulo de Foucault, os gasômetros do laboratório de Lavoisier, as máquinas de Blaise Pascal, os relógios de precisão de Ferdinand Berthoud, os instrumentos utilizados por Léon Foucault para medir a velocidade da luz, objetos que ilustram a evolução da robótica.
Outros citam a perfeição técnica ou ilustram a revolução industrial (modelos de locomotivas de Stephenson de martelo ou de aço).
Pêndulo de Foucault que prova a rotação da terra 

O museu passou por uma grande renovação a partir de 1992, tendo sido reaberto em 2000.
Atualmente apenas 2.500 objetos são apresentados, apesar da coleção total ser de 80.000 peças e 15.000 desenhos.
Além da coleção permanente, o museu apresenta exposições temporárias, visitas guiadas, conferências e debates, ateliês, cursos…
Musée des Artes et Métiers: 60, rue Réaumur - perto de République
Funciona de 3a. a domingo, das 10h00 às 18h00
Nas 5as.feiras visita noturna até às 21h30
Fechado nas 2as.feiras, no dia 1° de maio e 25 de dezembro
Tarifas: 
Exposição permanente - 6,50 
Exposição temporária - 5,50 € 
Exposição permanente e temporária - 7,50 € 
Gratuito todo primeiro domingo de cada mês e a visita noturna das 5as.feiras
Metrô: Art et Métiers 
Veja o mapa

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...