Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dia 06 de janeiro: Dia da Epifania do Senhor

Foto: Miriam ATG

Hoje, dia 06 de janeiro, no calendário católico,  celebra-se a Epifania do Senhor (do grego epiphaneia: aparição, manifestação), os portugueses comemoram os  "Reis Magos", os franceses  com a "gallete des Rois" que é um tipo de bolo à base de massa folhada recheada com um creme de amêndoa, onde uma estatua em miniatura feita de porcelana é colocada dentro da massa. 
As padarias vendem juntamente com uma coroa dourada de papel, porque a tradição manda que a criança da casa vá embaixo da mesa e escolha por ordem à quem deve ser entregue as fatias da galette. Quem encontrar a estatua em miniatura é a rainha ou o rei neste dia. 
Atualmente, as galettes des Rois são vendidas durante todo o mês de janeiro. 
Os encontrados nos supermercados, feito industrialmente, custam a partir de 4 euros, as padarias comercializam entre 15 à 25 euros, e os grandes chefs  à 40 euros. 
Os franceses consomem 30 milhões de galettes des Rois a cada ano.

Nenhum comentário: