Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Festa da Música 2014 em Paris

Slogan criado por Michel Bouvet 

No dia 21 de junho acontece a 33a. Festa da Música  !
Maurice Fleuret, diretor de Música e Dança, descobre em 1981 através de estudos sobre a prática musical e sua evolução, que 5 milhões de franceses tocam um instrumento musical, o que o leva a sonhar em levar essas pessoas às ruas. 
Se a música é tão praticada pelos franceses é pelo fato de que as todas as cidades possuem conservatórios municipais de música e dança. 
Paris que é dividida em vinte bairros, possui dezenove conservatórios municipais, quase um em cada bairro, sem contar o conservatório nacional superior de musica e dança. O nível dos professores é muito bom e as vagas são limitadas e disputadíssimas. O preço cobrado é calculado de acordo com o quociente salarial familiar,  favorecendo o acesso ao conservatório à todas as classes sociais.   
Então, a Festa da Música foi criada em 1982 pelo Ministério da Cultura, e é celebrada no dia 21 de junho, dia do solstício, referente à antiga tradição das festas de São João (atualmente pouco praticada), também início do verão europeu.  
O sucesso desse evento é grande por ser uma manifestação popular e espontânea. Do afinado ao menos afiado, não importando o gênero da música,  todos vão às ruas tocar e cantar. Tão popular que o festival de  música é celebrado em 100 países.
Já fui à festas da Música em pequenos vilarejos, onde a prefeitura local contrata uma banda, há barracas de comida, e o clima é aquele de quermesse. Mas o meu local preferido para a Festa da Musica é em Paris, passando de um bairro à outro, onde em cada esquina tem alguém tocando ou cantando, apresentando uma diversidade musical incrível. Uma das maiores manifestações populares culturais da França !
E a próxima cai justamente num sábado, dia perfeito !
Confira a vasta programação em Paris  clicando aqui e
Bonne Fête de la Musique !

Um comentário:

A senhora disse...

Eu adoro essas festas de rua!