Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Exposição Van Gogh - o suicídio da sociedade

Foto: Miriam T. Girardot 

Uma belíssima exposição " Van Gogh  - o suicídio da sociedade" começou no dia 11 de março no Museu d'Orsay, com término previsto para o dia 06 de julho de 2014.   
Em 1947, o proprietário de uma galeria de arte parisiense propõe ao escritor Antonin Artaud à escrever um ensaio sobre o pintor Van Gogh. Partindo do oposto da teoria da alienação, Artaud tentou demonstrar como a lucidez superior de Van Gogh incomodava a consciência comum. O suicídio cometido em julho de 1890, aos 37 anos de idade, foi a maneira que ele encontrou para evitar as "verdades insuportáveis​​" daqueles que se incomodavam com a sua pintura. 
A escolha de associar o seu nome com o de Antonin Artaud não foi por acaso. O escritor sofreu 58 sessões de eletrochoques entre 1943 e 1945 no hospital de Rodez (Aveyron), morrendo em março de 1948, de um câncer inoperável.  
A exposição apresenta 45 pinturas, uma seleção de desenhos originais e cartas de Van Gogh, assim como uma seleção de obras gráficas do poeta-desenhista Artaud. 
E todas as 5as. feiras entre 19h00 e 20h00, o ator Jean-Luc Debattice faz leituras dos textos de Artaud sobre as pinturas de Van Gogh. 
Museu d'Orsay
Aberto de 3a.feira à domingo, das 9h30 às 18h00. Visita noturna nas 5as.feiras até as 21h15.
Tarifa: 11 €
Metrô: estação Solférino  -  linha 12  
Trem: RER C  -   estação Musée d'Orsay 

Nenhum comentário: