quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Comédie-Française


Foto: Miriam T. Girardot 



É um teatro estatal de França e um dos únicos que têm uma companhia permanente de atores.
O dramaturgo com maior ligação à Comédia-Française foi Molière, considerado o patrono dos atores franceses, no entanto, Molière havia falecido há sete anos quando nasceu La Maison de Molière. A poltrona na qual ele entrou em agonia durante uma apresentação da peça teatral "O doente imaginário" ainda se encontra exposta à direita da grande lareira do Foyer Public.
A Comédia-Française foi fundada por decreto de Luís XIV a 24 de Agosto de 1680 para fundir numa só as duas únicas companhias parisienses da época, a companhia do Hôtel Guénégaud e a do Hôtel de Bourgogne. O repertório da altura incluía peças de Molière e de Jean Racine, além de outras de Pierre Corneille, Paul Scarron e Jean de Rotrou.
Actualmente, a Comédie-Française dispõe de um repertório de cerca de 3.000 peças e de três salas de teatro, a sala Richelieu, o Théâtre du Vieux-Colombier e o Studio-Théâtre.

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...