Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quarta-feira, 26 de junho de 2013

DÉTAXE - TAX FREE - REEMBOLSO DO TVA 12%


Para compras acima de 175 euros no mesmo dia e na mesma loja, é possível o reembolso de 12% sobre os produtos para os não residentes na Comunidade Européia.

Dai a vantagem de fazer compras em lojas de depto como Galeria Lafayette, Printemps, Le Bon Marché, onde se encontram as boas marcas todas reunidas.

O que é preciso para solicitar o formulário do Détaxe:
- Apresentar o passaporte e os recibos das compras

Você pode optar para receber o reembolso em dinheiro ou um crédito no seu próprio Cartão de Crédito, pergunta feita pela própria loja que fornece o formulário.

Esse formulário deve ser apresentado na Aduana do aeroporto, do último país que visitar na Europa. Mas se for para outro país em trânsito, saindo de Paris, é melhor fazer o reembolso aqui.

Importante:  passar na Aduana antes de fazer o check in na companhia aérea porque os aduaneiros podem pedir para mostrar os produtos comprados. Por isso cheguem com bastante antecedência no aeroporto.
O aduaneiro vai carimbar o formulário e explicar qual via é o seu recibo e qual a via tem que colocar no envelope.

Em seguida, colocar o envelope na caixa amarela de La Poste. Caso você não enviar o envelope com o formulário carimbado, o valor que foi reembolsado, será debitado e acrescido de 3%.

Esse envelope fornecido pela loja juntamente com o formulário em três vias, já está endereçado ao destinatário (Global Refund) e selado, basta colocar uma via do formulário carimbado pela Aduana e colocar na caixa amarela de La Poste (Correios da França).

Para solicitar o formulário de Détaxe na Galerie Lafayette, ir na loja principal (onde tem a cúpula) e descer no andar -1 (niveau -1)

A Galerie Lafayette possui um "bureau de change Global Blue" na loja principal, no térreo (rez-de-chaussée), na zona internacional.

Na loja de depto Printemps :
-Printemps Haussmann Mode, no 1° andar (étage 1), no andar 0 (étage 0) e andar -1 (étage -1)
-Printemps Haussmann Beauté-Maison, no 2° andar (étage 2)
-Printemps Haussmann Homme, no andar -1 (étage -1)

Na 1a. loja de depto do mundo, o Le Bon Marché é possível fazer o reembolso no mesmo dia das suas compras no "Espace Détaxe " no 3° andar.

Caso o seu vôo seja muito cedo e você queira garantir o reembolso, optar fazer o "Détaxe" na International Group Exchange na Avenue des Champs Elysées n° 79.
Aberto de 2a.feira aos sábados das 10h00 à meia-noite e domingo das 10h00 às 22h00.

Eles fazem o reembolso, mas cobram uma pequena comissão. Eles pedem o seu cartão de crédito porque se você não enviar o formulário ao Global Refund, o valor que foi reembolsado será debitado no seu cartão de crédito, acrescido de 3%.

Fonte: http://www.douane.gouv.fr/Portals/0/fichiers/particulier/voyage/detaxe-pablo-(en)-vat-refund-process-in-france.pdf

Nenhum comentário: