sábado, 18 de maio de 2013

Montmartre, um dos bairros mais pitorescos de Paris


Foto: Miriam ATG 





Quando ouvimos o nome do bairro de Montmartre pensamos imediatamente na Basílica Sacré-Coeur. Ela como a Torre Eiffel, podemos avistá-la de quase todos os pontos de Paris, pois se encontra em um dos pontos mais altos da cidade. 
A idéia de construir uma igreja dedicada ao "Sagrado Coração" surgiu depois da derrota da guerra Franco-Prussiana (1870), como um sinal de penitência, confiança, esperança e fé.
Na época, a construção de uma basílica dedicada ao Coração de Cristo é incomum em comparação com a série de basílicas dedicadas a Maria, construído durante o mesmo período: Lourdes, Notre-Dame de Fourvière, em Lyon, Notre-Dame de la Garde em Marselha. 
A arquitetura eclética da basílica foi inspirada no estilo romano-bizantino, seguindo o  modelo das igrejas como Santa Sofia de Constantinopla, a de Sao Marcos de Veneza ou Ravenna. 
Foi construída em pedra de travertino, uma espécie de rocha calcária que garante o aspecto branco da basílica.  
Em 1875 foi colocada a primeira pedra. Sendo concluída em 1914, mas por causa da Primeira Guerra Mundial, ela foi consagrada basílica somente em 1919.  
Não é uma igreja paroquial, mas um santuário independente, um lugar de peregrinação, onde o Sagrado Coração de Cristo é venerado dia e noite há mais de um século.
Ela é aberta das 6:00 da manhã às 22:00, sendo o acesso livre ao público em geral. 
A "Noite de Adoração" acontece todas as primeiras sexta-feiras de cada mês, até a meia-noite o acesso é livre à todos. Mas para permanecer a noite toda, é preciso fazer inscrição com um mínimo de 24 horas de antecedência pelo telefone 01 53 42 89 03 ou por e-mail: adoration@sacrecoeurdemontmartre.fr 
A Basílica Sacré-Coeur recebe mais de 10 milhões de peregrinos e turistas por ano.
Foto: Miriam ATG
Estátua de St-Denis, o bispo romano que cristianizou os parisienses, no Square Suzanne Buisson

Le Passe-Muraille - Foto: Miriam ATG 
Foto: Miriam ATG
Les murs des je t'aime - Muro dos te amo - Os turistas gostam de tirar fotos apontando a frase "te amo" no idioma deles. Alguns casais mais românticos gostam de se beijar...

Foto: Miriam ATG 

Foto: Miriam ATG
A igreja St-Jean de Montmartre é de uma beleza e uma tranqüilidade incrível se comparada à vizinha Basilica Sacré-Coeur. 

Foto: Miriam T. Girardot 
                 O interior da Igreja de St-Jean de Montmartre


Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...