Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


domingo, 1 de outubro de 2017

As colunas de Nation em Paris

Foto: Miriam ATG 
O arquiteto francês Claude-Nicolas Ledoux, recebeu a ordem para construir um novo muro, seriam 55 pavilhões que serviriam para cobrar os impostos sobre as mercadorias que entravam na capital.

Em 1787, dois pavilhões, cada uma com uma coluna, foram construídas em Nation, no limite dos bairros do 11eme e 12eme arrond.

As estátuas alegóricas da Liberdade de Comércio e da Fortuna Pública previstas pelo arquiteto Claude-Nicolas Ledoux (1736-1806) nunca foram colocadas.

Até que em 1843, a estátua de Saint Louis, que representa a Justiça, esculpida por Alexandre Dumont.

E a outra estátua  é do rei Philippe-Auguste, representando o poder militar, uma escultura de Antoine Etex.

Os dois soberanos, juntamente com Philip IV - o Belo, foram os grandes fundadores da atual França, pela união de diferentes províncias, como a Normandia, levando à afirmação do poder monárquico e da unidade do reino.


Nenhum comentário: