Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


terça-feira, 8 de agosto de 2017

Igreja La Madeleine em Paris

Foto do site L'officiel des spectacles 
Paris sempre me chama atenção pelo seu traçado arquitetônico. Por exemplo, o traçado simétrico desde a Pirâmide do Louvre, passando pelo Arco do Triunfo do Carrousel do Louvre, o Obelisco na Place de la Concorde, o Arco do Triunfo na avenida Champs Elysées e o Arco da Defesa. 

Mas hoje, quero fazer um post sobre a Igreja La Madeleine. Essa igreja, com suas escadarias que vive ocupada de parisienses na hora do almoço gostam de comer ali apreciando a belíssima vista sobre a Place de la Concorde e no final dela, a Assembléia Nacional, com o mesmo estilo arquitetônico neoclássico que a Igreja Madeleine.

A construção da igreja ocorreu ao longo de 85 anos por causa da instabilidade política na França, no final do século XVIII e início do século XIX. As mudanças políticas da época,  fez com que o seu destino e planos fossem modificados várias vezes. 

Projetado por Napoleão 1°, em 1806, como  um templo grego dedicado a glória de seu Grande Exército  o edifício foi quase transformado em 1837 na estação de trem, antes de se tornar uma igreja em 1845. Sob o frontão, inscrição em Latina "DOM SVB. Invocat S. Março Magdalenae " significa "o Deus Todo-Poderoso e rei, sob a invocação de Santa Maria Madalena ". 

O edifício tem um comprimento de 108 metros, uma largura de 43 metros, uma altura de 30 metros e é rodeado por 52 colunas coríntias.

O que me chama a atenção é o grande órgão da igreja construído em 1846, por Aristide Cavail-Coll, que foi tocado por grandes músicos europeus: Franz Liszt, Clara Schumann, Anton Bruckner, Anton Rubinstein, entre outros…

O funeral de Chopin realizada nesta igreja, no dia 30 de outubro de 1849, com Louis Lefébure-Wély tocando os Prelúdios, na presença de 3 mil pessoas.
Funeral de D.Pedro II ilustrado por Charles Morel, do jornal semanal "L'Univers Ilustré
Nosso imperador D. Pedro II, que viveu os dois últimos anos exilado em Paris, num hotel modesto, o Hôtel Bradford, na rue de l'Arcade, próxima à Igreja Madeleine, para onde o seu corpo foi transportado e realizado um funeral com as pompas de um chefe de Estado em pleno poder, mesmo que ele tenha sido deposto. 
A cerimônia funeral foi realizada em 09 de dezembro de 1891 com a presença de François II, antigo rei das Duas Sicílias, Isabelle II, antiga rainha da Espanha, o Conde de Paris Philippe d'Orléans, além de outros membros das famílias reais européias, um general representando o presidente francês,  senadores e deputados, diplomatas… Os governos dos Estados Unidos e da Europa enviaram representantes, assim como de países mais distantes como o Império Otomano, a China, o Japão e a Pérsia…
O corpo de D. Pedro II foi embalsamado por Poiret, e depois do funeral na Igreja Madeleine, seu corpo foi transportado em um cortejo de 300 mil pessoas até a Gare d'Orléans (atual Gare d'Austerlitz), para ser translado até Lisboa, onde foi colocado na Igreja de São Vicente de Fora, no mausoléu da Dinastia Bragança. Finalmente em 1921, os restos mortais do imperador e de sua esposa foram levados ao Brasil e se encontram na Catedral de Petrópolis.



Horário das Missas 

Em agosto
Domingo: 11h00 e 18h00
Sábado: 18h00 

Durante a semana: 12h30
2a.feira - dia 14: 18h00
3a.feia - dia 15: 11h00 e 18h00

Em setembro
Sábado: 18h00 
Domingo: 
9h30 (cantos e orgão) - 
11h00 (dois orgãos e coral)
18h00

Durante a semana: 12h30
2a.feira à 6a.feira: 18h00 e 18h30
3a.feia à 6a.feira: 18h30

Foto do site parisetudient.com
Concertos
Como em todas as igrejas, a acústica é muito boa e é muito comum ter concertos, alguns gratuitos, outros pagos.
As Quatro Estações de Vivaldi, Mozart, Albinoni com a Orquestra de Violinos da França - solista Frédéric Moreau - soprano: Cécile Besnard, se apresentam nos dias:
07, 12, 14, 19, 23 e 26 de agosto 2017  às 20h30 

Tarifa: 
30 a 20 euros

Reservas: 
Fnac, Billetreduc,Ticketnet  ou na própria igreja no dia do concerto a partir das 15h00
Concerts Musique et Patrimoine (tél 01 42 50 96 18)www.ampconcerts.com


Foto do site siterg.uol.com.br
Lavagem das escadarias da Igreja La Madeleine

Idealizado por Robertinho Chaves desde 2001, a comunidade brasileira em Paris reproduz a lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim nas escadarias da Igreja La Madeleine, uma manifestação da alegria e da fé, sendo uma das maiores manifestações culturais brasileiras na Europa, com a participação de mais de 30 mil pessoas.
A festa dura cinco dias e a de 2016 teve a presença de Caetano Veloso, Tereza Cristina e Carlinhos Sete Cordas.

Foto da media-cdn.tripadvisor.com
Restaurante
No "Le Foyer de La Madeleine" situado nas três salas de 60m2 no "rez-de-chaussée - térreo" da igreja,  funciona um restaurante no almoço de 2a. à 6a.feira, das 11h45 às 14h00.
Quem serve são os simpáticos voluntários da paróquia.  Eu já comi algumas vezes lá,  a comida é bem simples.
A refeição: entrada, 2 pratos à escolher,  queijo ou sobremesa custa 9 €. 
Aceitam tickets restaurantes e cartões de crédito.  
Fecha durante o mês de agosto, Natal e Ano Novo
Volta a funcionar no dia 04 de setembro
Acesso: 
Descendo as escadarias da igreja, passe o portão e vire à esquerda, ande alguns metros até encontrar uma porta.

Igreja Madeleine
Place de la Madeleine, 8eme arrond.

Metrô:
Madeleine linhas 8, 12 e 14

Horário de funcionamento da igreja:
 9h30 às 19h00


Fonte sobre a historia de D. Pedro II por Divaldo Gaspar de Freitas


Nenhum comentário: