segunda-feira, 15 de maio de 2017

Fête de la Bretagne - Festa da Bretanha 2017 em Paris


Entre 1863 e 1865, com a abertura da ferrovia Paris-Nantes-Quimper e Paris-Brest, facilitou o êxodo rural de bretães à Paris.

A Gare de Montparnasse é a estação de trem de chegada na capital, onde a grande maioria de bretães acabam se instalando, que acabou se tornando a pequena Bretanha. 

Se hoje os bretães estão presentes em todos as classes sociais, quando chegaram em Paris no século 19, eram mão de obra barata - "pau pra toda obra", com uma escolaridade muito baixa, além de falarem somente o dialeto bretão, pois o aprendizado da língua francesa passou a ser obrigatória nas escolas da Bretanha somente em 1930.

Hoje calcula-se que haja mais de um milhão de bretães, sejam aqueles nascidos na Bretanha ou filhos de bretães, que acabaram se espalhando por toda a região: St-Denis, Meudon, Poissy. 

Assim, a presença de bretães no bairro de Montparnasse ficou menos acentuada do que no passado, mas ainda hoje, existem muito comércio e associações de bretães.

Essas associações juntamente com as prefeituras do 14eme e 15eme arrondissement, organizam anualmente a festa de Santo Yves (dia 19 de maio), que é o padroeiro da Bretanha.
Esse evento é comemorado em 153 cidades de todo o mundo, onde existe uma comunidade de imigrantes bretães.

A "Fête de la Bretagne - Festa da Bretanha 2017" em Paris, começou no 15 de maio.

Dia 17 de maio - 4a.feira:

16h00 às 17h00 - aula de dança gratuita para os pequenos com a professora de dança Sylvie Minard, na Place Edgar Quinet

Dia 18 de maio - 5a.feira:

As ruas comerciais de Odessa e Montparnasse serão fechadas aos veículos, assim as creperias colocarão mesas nas calçadas. 

20h30: concerto gratuito com os Ramoneurs de Menhirs e músicos e cantores da Mission Bretonne, na Place Edgar Quinet.


Dia 20 de maio:

11h30 - Espetáculo "La Breizh Parade", um grande desfile com 250 músicos e dançarinos com seus costumes tradicionais celtas da região parisiense, Bretanha, Escócia e a Galicia, entre a rue Lecourbe e o Boulevard Garibaldi e a Mairie do 15eme arrond.

12h00 às 18h00 - uma feira com produtos artesanais e comestíveis da região da Bretanha, exposição de fotos dos 70 anos da Misson Bretonne, na Place Jacques Demy e no Square Ferdinand Brunot, no 14eme arrond.

14h30 às 17h30 - ateliê de pintura para crianças

15h00 - apresentação de dança infantil

19h00 às 2h, a Fest-Noz - que no dialeto breton significa "festa noturna", com vários grupos de musica e orquestra, na Sala de Festas do 14eme arrond, na rue Pierre Castagnou, n° 12, preço do ingresso na hora 10 €.


Dia 20 e 21 - sábado e domingo:

- 11, rue de Péclet, no 15eme arrond - concertos gratuitos de musica bretona do Pop Rock, Rock celta e musica tradicional 
Maquiagem gratuita para as crianças
Concurso de tortillas galicias
Feira de produtos bretães: biscoitos, conservas, ostras, escargots, crepes, artigos orgânicos, livros, pinturas, moda… 




Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...