Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quinta-feira, 9 de março de 2017

Thomas Jefferson em Paris

Foto: Miriam ATG
Thomas Jefferson (13/04/1743 - 04/07/1826) - foi o terceiro presidente estaduniense, o principal autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

Sua estátua encontra-se no Quai Anatole France, entre a rue Solférino e a passarela Léopold-Sédar-Senghor, pertinho do Museu do Orsay. Foi inaugurada na ocasião da festa nacional da Independência dos Estados Unidos em 4 julho 2006.

Em 1803, foi ele quem negociou com Napoleão I, a compra da Luisiana, dobrando o território americano.
A placa abaixo, colocada no antigo Ministério do Tesouro (atual Instituto Nacional do Patrimônio), na rue des Petits Champs esquina com a rue Vivienne, lugar onde foi assinado a cessão da Louisiana pela França aos Estados Unidos da América. Os signatários foam Barbé-Marbois, em nome do Cônsul Bonaparte e Livingston et Monroe, enviados pelo presidente americano Jefferson.
Foto: Miriam ATG 
Na Avenue des Champs Elysées, n° 92, onde residiu, quando foi o ministro dos Estados Unidos na França, entre 1785 a 1789, uma placa em sua homenagem foi colocada por seus antigos alunos, em 13 de abril 1919, comemorando o aniversario do centenário da fundação da Universidade da Virginia, fundada por ele.

Foto: Miriam ATG

Nenhum comentário: