sexta-feira, 10 de março de 2017

Thomas Jefferson em Paris

Foto: Miriam ATG
Thomas Jefferson (13/04/1743 - 04/07/1826) - foi o terceiro presidente estaduniense, o principal autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

Sua estátua encontra-se no Quai Anatole France, entre a rue Solférino e a passarela Léopold-Sédar-Senghor, pertinho do Museu do Orsay. Foi inaugurada na ocasião da festa nacional da Independência dos Estados Unidos em 4 julho 2006.

Em 1803, foi ele quem negociou com Napoleão I, a compra da Luisiana, dobrando o território americano.
A placa abaixo, colocada no antigo Ministério do Tesouro (atual Instituto Nacional do Patrimônio), na rue des Petits Champs esquina com a rue Vivienne, lugar onde foi assinado a cessão da Louisiana pela França aos Estados Unidos da América. Os signatários foam Barbé-Marbois, em nome do Cônsul Bonaparte e Livingston et Monroe, enviados pelo presidente americano Jefferson.
Foto: Miriam ATG 
Na Avenue des Champs Elysées, n° 92, onde residiu, quando foi o ministro dos Estados Unidos na França, entre 1785 a 1789, uma placa em sua homenagem foi colocada por seus antigos alunos, em 13 de abril 1919, comemorando o aniversario do centenário da fundação da Universidade da Virginia, fundada por ele.

Foto: Miriam ATG

Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...