quinta-feira, 9 de março de 2017

Olympia - um lugar mítico da música em Paris

Foto: Miriam ATG
Em 1888, Joseph Oller, fundador do Moulin Rouge, instalou uma montanha russa no 9eme arrondissement de Paris, apesar da sua popularidade, ela foi demolida em 1893 porque a policia julgava perigoso. 

No seu lugar, ele fez construir uma sala de espetáculos com 2 mil lugares que oferecia apresentações de circo, dança de cancan, balé, operetas e cantos onde passaram grandes nomes da musica francesa da época. 

Nos anos 20, o publico começa a desaparecer pouco a pouco, até que em 1928, a sala é transformada em cinema até meados de 1954. Em seguida, passa por uma grande reforma  e a sala recebe uma moderna sonorização, e o Olympia se transforma novamente num palco dedicado à música, sob direção de Bruno Coquatrix. 

Um lugar de consagração para numerosos artistas franceses e estrangeiros: Edith Piaf, Jacques Brel, Michel Sardou, Charles Azvanour, Tina Turner, The Beatles, Elis Regina, Maysa, Amalia Rodrigues, Luciano Pavarotti, The Rolling Stones, Janis Joplin,  Louis Armstrong, Aretha Franklin, Cindy Lauper, Célina Dion, Johnny Halliday, Madonna, Lady Gaga…

Olympia - 28, boulevard des Capucines, 9eme arrond

Site oficial  http://www.olympiahall.com


Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...