quarta-feira, 23 de março de 2016

As novas cadeiras do jardim do Palais Royal

Foto: Miriam ATG 

O jardim do Palais Royal ganhou dez novas cadeiras-poemas !
São cadeiras montadas em pares montadas pelo escultor quebequense Michel Goulet, que as chama carinhosamente de "confidentes". 
Foto: Miriam ATG 

Sob o sol, as cadeiras de ferro de 1921 foram recuperadas e refeitas de forma poética, foram perfuradas à laser para serem inscritos versos de poetas franceses e estrangeiros: Victor Hugo, Jean Cocteau, Paul Verlaine, Charles Baudelaire, Paul Éluard, Arthur Rimbaud, Fernando Pessoa, Ingeborg Bachmann, Walt Whitman, Federico Garcia Lorca, Mahmoud Darwish, Pier Paolo Pasolini...
Foto: Miriam ATG 

Além de que cada par de cadeiras possuir um pequeno objeto esculpido em bronze, como uma gaita, um pão...
Foto: Miriam ATG

No interior há um MP3 que funciona com coletores solares, permitindo às pessoas que coloquem seus fones de ouvido para ouvir um poema declamado pelo seu autor ou um ator da Comédia Francesa. Ao total são vinte textos.
Foto: Miriam ATG 

A administradora do jardim, Sylvie Vial se entusiasma com essa iniciativa que permite de reconhecer a tradição literária do Palais Royal, onde viveram Colette e Cocteau. 
Foto: Miriam ATG


Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...