Sempre tive uma grande paixão pelas viagens, em descobrir lugares novos, pessoas e costumes diferentes…


Ao longo dos últimos vinte anos viajei pelos cinco continentes, totalizando 35 países.


Foi viajando que encontrei a minha vocação. Me tornei guia de turismo no Rio de Janeiro, onde estudei e obtive a credencial nas categorias: regional, nacional e internacional pela Embratur.


Em 2000, me casei e acabei fixando residência em Paris. Aqui fiz vários cursos como História da Arte na Escola do Louvre, História da Arte Renascentista na Escola Superior de Artes Aplicadas Duperré, além de outros cursos livres sobre o patrimônio artístico de Paris: arquitetura, pintura, escultura, jardins, etc.


Sou oficialmente Guia de Turismo em Paris com carteira profissional emitida pelo Ministério do Turismo e da Cultura da França.


Assim com o olhar de uma viajante e de uma profissional da área, tenho oferecido meus serviços de acompanhamento, organização e consultoria para turistas brasileiros em Paris.


Bienvenue à Paris !


Miriam Tanno Girardot


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Demonstrações da Escola de Dança da Opera Nacional de Paris 2015

Opéra Garnier - foto: Miriam ATG 

A Escola de Dança da Opera Nacional de Paris foi fundada em 1713 pelo rei Louis XIV (o Roi Soleil), considerada uma das melhores escolas do mundo.
A seleção para fazer parte dos alunos dessa conceituada escola é muito severa. 

Cerca de 550 crianças, sendo 400 meninas e 150 meninos, que se candidatam ao concurso de admissão, apenas 30 a 40 alunos são admitidos na 6a. divisão, onde seguem uma escolaridade normal e o curso de dança durante seis meses, sendo que apenas uma dúzia deles conseguem terminar essa formação.   

A cada ano,  apenas um terço deles é admitido ao corpo de ballet da Opera Nacional de Paris.

A escola não é mais na Opéra Garnier, desde 1987 funciona em Nanterre, cerca de 11km à oeste de Paris. 
Com 9.000m2, inclui um internato onde dormem a grande parte dos alunos, um prédio dedicado à Educação (do primário até o colegial) que funciona na parte da manhã, um prédio para a dança, composto por dez estúdios. 

Seis divisões de turmas, sendo que os mais pequenos começam pela 6a. divisão, terminando na 1a. divisão.

Todos os anos, a Escola de Dança da Opera Nacional de Paris fazem demonstrações especiais ao público, onde podemos ver todos os estilos ensinados aos alunos: clássico, contemporâneo, folclórico…  

Há uns três anos,  levei a minha filha que faz dança clássica para assistir essas demonstrações anuais e ficamos impressionadas com a elegância, a disciplina e o rigor.

As demonstrações começam no dia 05 (às 10h30 e 14h30), 13 (às 10h30 e 14h30) e 20 (às 10h30 e 14h30) de dezembro.

Os preços variam dependendo da categoria de 16 à 35 €.

Os ingressos podem ser adquiridos diretamente pelo site oficial



Nenhum comentário: