terça-feira, 11 de agosto de 2015

O escritor americano Ernest Hemingway em Paris

Foto: Miriam ATG

De janeiro de 1922 a agosto de 1923, no terceiro andar desse prédio, viveu o escritor americano Ernest Hemingway (1899 - 1961) com sua esposa Hadley Richardson (a primeira das quatro esposas).

O bairro, à qual amava acima de tudo, foi o verdadeiro lugar onde nasceu sua obra e do estilo livre que o caracteriza.

Este americano em Paris, manteve relações familiares com seus vizinhos, notadamente, o vizinho chefe do bal-musette (um estilo de musica francesa do final do século XIX).

"Essa foi a Paris da nossa juventude, no tempo em que éramos muito pobres e muito felizes" 

Hernest Hemingway - do livro Paris é uma festa

Essa placa se encontra na rue du Cardinal Lemoine, no n° 74, no 5eme arrond.

Por isso gosto muito dos passeios a pé em Paris. 

Inesperadamente nos damos de frente com algo inusitado que nos revela  pequenos detalhes que conta a historia da cidade…

Como escreveu e.e. cummings, escritor, poeta e dramaturgo americano que assinava e publicava em letras minúsculas:

"Paris - em cada forma, em cada gesto, cada avenida e cada detalhe de sua existência - expressou continuamente a capacidade humana das pessoas". 

A década de 20, Hemingway, Gertrude Stein e Alice B. Toklas, sua companheira de muitos anos, Henry Miller, F. Scott Fitzgerald e muitos outros americanos viveram em Paris nesse período, quando a vida era muito barata por aqui, numa fase das mais glamourosas do século XX.
Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, obrigou muitos a retornarem ao país de origem.  E depois com o surgimento da 2a. Guerra Mundial, foram poucos os que permaneceram em Paris.



Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...