terça-feira, 17 de março de 2015

Festival do Cinema Brasileiro na Cinémathèque Française em Paris


Entre os dias 18 de março a 18 de maio, acontece o Festival do Cinema Brasileiro na Cinémathèque Française.
Serão 100 filmes brasileiros, desde filmes mudos dos anos 1920 aos primeiros longas metragens contemporâneos de uma geração de cineastas, passando pelas comédias leves dos anos 1950 e as grandes figuras do Cinema Novo !  

No dia 21 de março às 15h00, acontece uma conferência sobre o "Panorama do cinema brasileiro desde os seus primórdios até os dias atuais" com Gabriela Trujillo, doutora em cinema, especialista em cinema da América Latina e vanguarda históricas.

A conferência terá duração de 1 hora. Em seguida,  haverá um debate sobre o cinema brasileiro contemporâneo conduzido pelo Bernard Payen (que é programador da Cinémathèque Française, sendo júri convidado em vários festivais de cinema no Brasil, sendo ele mesmo, produtor, diretor de curtas-metragens), com a presença de Cacá Diegues, convidado de honra, além de produtores da nova geração:

Claudio Marques, nascido em 1970, foi crítico primeiro filme antes de passar para o programa de cinema. Ele é o fundador de um festival internacional em Salvador. Desde 2008, dirige filmes.

Juliana Rojas é diplomada na Escola do Cinema de São Paulo e dirigiu vários curtas-metragens com Marco Dutra. 
Tatiana Monassa é crítica de cinema no Brasil. Foi editora chefe da revista independente Contracampo, participou de festivais como júri ou membro do comitê de seleção.

Às 19h00, projeção do filme "O som ao redor" (Les bruits de Recife) de Kleber Mendonça Filho.
Cinémathèque Française: 51, rue de Bercy - 75012 - Paris
Metrô: linhas 6 e 14 - estação Bercy 



Nenhum comentário:

Dia 21 de junho: Festa da Música é a melhor festa popular na França

  Esta é a 41a. Fête de la Musique - Festa da Música na França, que é uma das festas mais populares por ser também a mais democrática, desde...